Nova Igreja Zombie Trans-Universal luta contra a corrupção

“Não roubarás, pois o Estado não gosta de concorrência”. Este é um dos mandamentos da nova Igreja Zombie fundada na Eslovénia, um movimento que nasceu em protesto contra a corrupção e a crise e que agora é uma religião oficialmente reconhecida, com 10 mil fiéis.

Todas as quartas-feiras à tarde, os fieis da nova Igreja Zombie Trans-Universal da Bem-Aventurada Fanfarra reúnem-se no Templo da Corrupção e do Pecado Original, também conhecido como a sede do Parlamento da Eslovénia, para praticar os seus rituais.

“E, ao nono dia, a fanfarra criou o Trabalhador Sem Direitos, e ao décimo dia ela disse: ‘ide ao Templo da Corrupção e do Pecado Original e tocai fanfarras. Bong”. Assim reza o Santo Livro desta fé, que os seus seguidores seguem ao pé da letra.

Dezenas de pessoas concentram-se em frente ao Parlamento, tocam sinos, batem em tachos e panelas e lêem passagens das suas sagradas escrituras.

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque a eles pertence o Parlamento” é outro dos preceitos da Igreja Zombie.

“A maioria dos fiéis eram manifestantes que se conheciam dos protestos”, explica Rok Gros, sumo sacerdote da igreja e guardião da Panela e do Tacho, citado pela RVR.

Tudo começou em 2012, nos maiores protestos contra a corrupção jamais vistos na Eslovênia em duas décadas.  Segundo Gros, a referência aos mortos-vivos “deve-se ao facto de as autoridades seculares nos terem chamado zombies”.

Na altura, o primeiro-ministro Ivan Janez Janša chamou aos manifestantes “zombies sem cérebro“. Em reacção, começaram a aparecer zombies nas manifestações de protesto.

jumpinjack / Flickr

Zombies nas manifestações em Ljubljana, na Eslovénia

Zombies nas manifestações em Ljubljana, na Eslovénia

Em 2014, a Igreja Zombie foi inscrita no registo oficial de comunidades religiosas da Eslovênia e foi publicado o seu Santo Livro, uma leitura muito popular na Eslovénia.

“Actualmente, o nosso livro santo é o mais vendido da sua editora”, diz Gros.

Os Zombies esperam agora obter autorização das autoridades para poder organizar actividades religiosas também na polícia e no Exército, como já fazem outras igrejas.

Para já, a nova Igreja promete pelo menos ser um verdadeiro calvário para todos os políticos corruptos.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …