Nova geração de espanhóis está a descobrir Portugal após anos de costas voltadas

(dr) Tó Mané

Esta onda, surfada por Garrett McNamara a 1 de novembro de 2011, levou a Nazaré aos quatro cantos do Mundo

Esta onda, surfada por Garrett McNamara a 1 de novembro de 2011, levou a Nazaré aos quatro cantos do Mundo

O administrador do Turismo de Portugal, Luís Matoso, considera que a nova geração de espanhóis está a descobrir Portugal como destino turístico, atraídos por ofertas diferenciadoras como os festivais de música e o surf.

“Hoje, depois de anos de costas voltadas, acho que os espanhóis estão a descobrir Portugal e é bom que um povo que viaja muito dentro do seu país entenda que pode vir a um país ao lado”, disse Luís Matoso à agência Lusa, em declarações a propósito da participação portuguesa na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), que arranca esta quarta-feira.

Uma das estratégias do turismo português, explicou Luís Matoso, passa precisamente por “insistir nesse tema”.

“Os espanhóis que vão passar férias ao mesmo sítio, a Marbella ou à Andaluzia, vinte vezes seguidas, por um pouco mais vão a um país novo e diferente. Achamos que isso pode ser positivo e uma vantagem competitiva para Portugal”, disse o mesmo responsável, acrescentando que, até novembro de 2014, Portugal registou 1,353 milhões de hóspedes espanhóis, ou seja um em cada seis de todos os estrangeiros que visitaram Portugal.

Segundo Luís Matoso, “os números dizem que os festivais musicais têm uma adesão enorme do público espanhol e isso mostra que uma área em que Portugal não tinha competência há uns anos agora é reconhecida”.

RTP / Flickr

“Dão mais atenção aos festivais e ao surf, hoje em dia, do que, se calhar, davam ao fado, há uns anos”, afirmou Luís Matoso.

Matoso realçou que os portugueses têm de estar “confiantes no bom produto” que têm.

“Nós temos boas praias, mas os espanhóis também. Já no surf, somos o melhor destino da Europa e isso não é comparável com mais nenhum país”, sublinhou.

O administrador do Turismo de Portugal reconheceu que as novas ligações aéreas e a melhoria nas acessibilidades “melhorou imenso [o fluxo]” de turistas espanhóis, mas disse acreditar que esta alteração “resulta também de uma forma diferente de os portugueses olharem para si próprios”.

“Falamos dos festivais, da cidade de Lisboa, com a oferta e a vida noturna. Enfim, somos um país mais aberto, temos um posicionamento e uma forma que eu acho que os espanhóis gostam”, declarou.

Para tirar ainda mais proveito do mercado espanhol, afirmou Luís Matoso, Portugal terá de retirar mais proveito da região espanhola da Catalunha.

“Há um potencial enorme. Dos espanhóis que viajam, os catalães representam 27%. Um dos caminhos a seguir é aumentar precisamente a nossa penetração na Catalunha“, explicou.

A FITUR – um dos maiores eventos de turismo na Europa – arranca na quarta-feira, contando com um stand português que será inaugurado com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …

Um Barcelona "de juniores" quebrou um recorde (mas quase perdia em casa)

Domingos Duarte marcou cedo e Granada esteve a ganhar em Camp Nou até perto dos 90 minutos. Equipa muito jovem do Barcelona mas mais uma exibição modesta. Quinta jornada da Liga espanhola de futebol, mais uma …

Galp recusou proposta para salvar empregos em Matosinhos (mas é Costa quem está "no olho do furacão")

O Governo tentou evitar o despedimento colectivo na refinaria da Galp em Matosinhos, desafiando a empresa a pagar uma formação feita "à medida" dos trabalhadores abrangidos. Mas a Galp recusou. Pelo meio, António Costa também …

Análise de ADN revela que japoneses modernos são descendentes de três povos diferentes

O território que hoje dá lugar ao Japão está ocupado desde o período do Paleolítico Superior. Até agora pensava-se que a ancestralidade genética japonesa era dupla, mas uma nova pesquisa vem trazer novos detalhes.  Um novo …

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …