Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova fórmula para calcular a “idade humana” dos nossos amigos de quatro patas com base no relógio epigenético.
De acordo com o Science Alert, a equipa de cientistas desenvolveu um método baseado num mecanismo epigenético chamado metilação. À medida que os seres humanos e os cães (Canis lupus familiaris) envelhecem, grupos metilo são adicionados às moléculas de ADN, podendo alterar a atividade de um segmento de ADN sem alterar o próprio ADN.
A metilação do ADN pode ser usada para medir a idade em seres humanos — algo chamado relógio epigenético. Por isso, os geneticistas Tina Wang e Trey Ideker, da Universidade da California, em San Diego, decidiram comparar o relógio epigenético dos humanos com o relógio epigenético dos cães.
A longevidade de um cão pode variar bastante mas, apesar disso, todos apresentam uma trajetória de desenvolvimento, fisiológica e patológica semelhante. Uma única raça oferece uma forte homogeneidade genómica, o que aumenta a probabilidade de identificar fatores genéticos associados a características complexas, incluindo o envelhecimento. Por isso, os investigadores decidiram usar o Labrador retriever.
A equipa comparou os dados dos cães com os perfis de metilação do sangue de 320 humanos, com idades entre um e 103 anos, e de 133 cobaias.
“Utilizando o sequenciamento direcionado, caracterizámos os metilomas de 104 Labrador retrievers abrangendo uma faixa etária de 16 anos, atingindo uma cobertura >150X dentro de blocos sinténicos de mamíferos”, escreveram os autores no artigo publicado no bioRxiv.
“A comparação com os metilomas humanos revela uma relação não-linear que traduz os anos do cão para anos humanos, alinha o tempo dos principais marcos fisiológicos entre as duas espécies e estende-se às cobaias”.
Segundo o mesmo site, as semelhanças foram maiores quando comparados cães jovens a seres humanos jovens e cães idosos a seres humanos idosos. Essa correspondência dos relógios epigenéticos permitiu à equipa obter uma fórmula para calcular a “idade humana” dos cães: idade do humano = 16ln (idade do cão) + 31.
Logo, devemos multiplicar o logaritmo natural da idade de um cão por 16 (pode fazê-lo através desta calculadora) e, de seguida, adicionar 31. Este cálculo deverá dar a idade do animal em “anos humanos”.
Ao utilizar esta fórmula, alguns marcos foram muito bem-sucedidos. Verificou-se que sete semanas em cães correspondem a nove meses em humanos — o momento em que os dentes de leite começam a aparecer em cachorros e crianças. O tempo médio de vida das duas espécies também coincidiu — 12 anos para os Labradores e 70 para os humanos.
No entanto, revelam os cientistas, outros marcos não corresponderam tão bem. Os cães, por exemplo, passam pela puberdade e atingem a maturidade sexual mais rapidamente do que os humanos, de modo que o período entre a adolescência e a meia-idade não coincide — um Labrador de cinco anos é calculado em cerca de 56 em anos humanos. Mas a metilação dos cães diminui à medida que envelhecem, para que os humanos os possam alcançar.
E, claro, há sempre o fator de que diferentes raças envelhecem de maneira diferente. Por isso, é provavelmente que nunca exista uma abordagem que sirva a todos, mas a fórmula baseada no relógio epigenético é consideravelmente mais útil do que simplesmente multiplicar os anos dos cães por sete (como temos por hábito fazer).
Já agora, calculem também a idade canina dos humanos.
Ó amigo… essa é de caras. Aqui fica. Bom proveito
Idade do cão = (idade do humano -31)/16ln
De borla
A fórmula não dá os resultados que anunciam, nem faz sentido. Um cão 6 meses corresponde a um humano com 26 anos?!
Idade Idade Humana
0,1 15
0,2 19,81647993
0,3 22,63394008
0,4 24,63295986
0,5 26,18352007
1 31
2 35,81647993
3 38,63394008
4 40,63295986
5 42,18352007
12 48,26689994
Não sei como fez essa tabela! Mas seguramente que não é com a aplicação da fórmula referenciada no texto!
Sr Miguel calculou utiizando a função “log” em vez da função “ln” indicada no texto. “log” quer dizer logaritmo à base 10, “ln” quer dizer logaritmo à base “e”. Não são iguais.
Cumprimentos
Bev
COAA
Não dá esse valor, Dá 19,9 o que também acho estranho. Um cão de 6 meses é um “chavaleco” que só faz asneiras. Com 19 anos já se tem mais responsabilidade. Digo eu.
Caro Miguel, está a calcular com logaritmo de base 10 (log) e não logaritmo natural (ln).