Cientistas têm uma nova fórmula para calcular a “idade humana” dos cães

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova fórmula para calcular a “idade humana” dos nossos amigos de quatro patas com base no relógio epigenético.

De acordo com o Science Alert, a equipa de cientistas desenvolveu um método baseado num mecanismo epigenético chamado metilação. À medida que os seres humanos e os cães (Canis lupus familiaris) envelhecem, grupos metilo são adicionados às moléculas de ADN, podendo alterar a atividade de um segmento de ADN sem alterar o próprio ADN.

A metilação do ADN pode ser usada para medir a idade em seres humanos — algo chamado relógio epigenético. Por isso, os geneticistas Tina Wang e Trey Ideker, da Universidade da California, em San Diego, decidiram comparar o relógio epigenético dos humanos com o relógio epigenético dos cães.

A longevidade de um cão pode variar bastante mas, apesar disso, todos apresentam uma trajetória de desenvolvimento, fisiológica e patológica semelhante. Uma única raça oferece uma forte homogeneidade genómica, o que aumenta a probabilidade de identificar fatores genéticos associados a características complexas, incluindo o envelhecimento. Por isso, os investigadores decidiram usar o Labrador retriever.

A equipa comparou os dados dos cães com os perfis de metilação do sangue de 320 humanos, com idades entre um e 103 anos, e de 133 cobaias.

“Utilizando o sequenciamento direcionado, caracterizámos os metilomas de 104 Labrador retrievers abrangendo uma faixa etária de 16 anos, atingindo uma cobertura >150X dentro de blocos sinténicos de mamíferos”, escreveram os autores no artigo publicado no bioRxiv.

“A comparação com os metilomas humanos revela uma relação não-linear que traduz os anos do cão para anos humanos, alinha o tempo dos principais marcos fisiológicos entre as duas espécies e estende-se às cobaias”.

Segundo o mesmo site, as semelhanças foram maiores quando comparados cães jovens a seres humanos jovens e cães idosos a seres humanos idosos. Essa correspondência dos relógios epigenéticos permitiu à equipa obter uma fórmula para calcular a “idade humana” dos cães: idade do humano = 16ln (idade do cão) + 31.

Logo, devemos multiplicar o logaritmo natural da idade de um cão por 16 (pode fazê-lo através desta calculadora) e, de seguida, adicionar 31. Este cálculo deverá dar a idade do animal em “anos humanos”.

Ao utilizar esta fórmula, alguns marcos foram muito bem-sucedidos. Verificou-se que sete semanas em cães correspondem a nove meses em humanos — o momento em que os dentes de leite começam a aparecer em cachorros e crianças. O tempo médio de vida das duas espécies também coincidiu — 12 anos para os Labradores e 70 para os humanos.

No entanto, revelam os cientistas, outros marcos não corresponderam tão bem. Os cães, por exemplo, passam pela puberdade e atingem a maturidade sexual mais rapidamente do que os humanos, de modo que o período entre a adolescência e a meia-idade não coincide — um Labrador de cinco anos é calculado em cerca de 56 em anos humanos. Mas a metilação dos cães diminui à medida que envelhecem, para que os humanos os possam alcançar.

E, claro, há sempre o fator de que diferentes raças envelhecem de maneira diferente. Por isso, é provavelmente que nunca exista uma abordagem que sirva a todos, mas a fórmula baseada no relógio epigenético é consideravelmente mais útil do que simplesmente multiplicar os anos dos cães por sete (como temos por hábito fazer).

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A fórmula não dá os resultados que anunciam, nem faz sentido. Um cão 6 meses corresponde a um humano com 26 anos?!

    Idade Idade Humana

    0,1 15
    0,2 19,81647993
    0,3 22,63394008
    0,4 24,63295986
    0,5 26,18352007
    1 31
    2 35,81647993
    3 38,63394008
    4 40,63295986
    5 42,18352007
    12 48,26689994

    • Sr Miguel calculou utiizando a função “log” em vez da função “ln” indicada no texto. “log” quer dizer logaritmo à base 10, “ln” quer dizer logaritmo à base “e”. Não são iguais.
      Cumprimentos
      Bev
      COAA

    • Não dá esse valor, Dá 19,9 o que também acho estranho. Um cão de 6 meses é um “chavaleco” que só faz asneiras. Com 19 anos já se tem mais responsabilidade. Digo eu.

RESPONDER

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …

Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a …

Ataque a base militar no Níger faz mais de 70 mortos

Pelo menos 73 soldados nigerinos morreram num ataque a uma base militar em Inates, perto da fronteira com o Mali, na noite de terça-feira. De acordo com os números do exército do Níger, pelo menos …

Nem vegans, nem vegetarianos. É a dieta flexitariana que está a ganhar terreno em Portugal

Cerca de 9% da população portuguesa adoptou uma alimentação veggie, apostando no consumo de vegetais. Mas a nova tendência não são nem os vegetarianos que excluem a carne e o peixe da sua alimentação, nem …

Caretos de Podence elevados a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Os Caretos de Podence foram declarados, esta quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em …

"Avó nazi" que negou Holocausto vai cumprir pena até ao fim

Um tribunal alemão decidiu esta quarta-feira que uma escritora e ativista neonazi de 91 anos, que cumpre uma sentença de dois anos por negar o Holocausto, não será libertada antes do fim da pena. Ursula Haverbeck …

Diplomacia entre Rússia e Alemanha agravada por morte de tchetcheno em Berlim

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergey Lavrov convocou esta quinta-feira o embaixador da Alemanha na Rússia, Geza Andreas von Gyr, para lhe comunicar que os "dois colaboradores da embaixada alemã tinham sido declarados 'persona …