Cientistas têm uma nova fórmula para calcular a “idade humana” dos cães

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova fórmula para calcular a “idade humana” dos nossos amigos de quatro patas com base no relógio epigenético.

De acordo com o Science Alert, a equipa de cientistas desenvolveu um método baseado num mecanismo epigenético chamado metilação. À medida que os seres humanos e os cães (Canis lupus familiaris) envelhecem, grupos metilo são adicionados às moléculas de ADN, podendo alterar a atividade de um segmento de ADN sem alterar o próprio ADN.

A metilação do ADN pode ser usada para medir a idade em seres humanos — algo chamado relógio epigenético. Por isso, os geneticistas Tina Wang e Trey Ideker, da Universidade da California, em San Diego, decidiram comparar o relógio epigenético dos humanos com o relógio epigenético dos cães.

A longevidade de um cão pode variar bastante mas, apesar disso, todos apresentam uma trajetória de desenvolvimento, fisiológica e patológica semelhante. Uma única raça oferece uma forte homogeneidade genómica, o que aumenta a probabilidade de identificar fatores genéticos associados a características complexas, incluindo o envelhecimento. Por isso, os investigadores decidiram usar o Labrador retriever.

A equipa comparou os dados dos cães com os perfis de metilação do sangue de 320 humanos, com idades entre um e 103 anos, e de 133 cobaias.

“Utilizando o sequenciamento direcionado, caracterizámos os metilomas de 104 Labrador retrievers abrangendo uma faixa etária de 16 anos, atingindo uma cobertura >150X dentro de blocos sinténicos de mamíferos”, escreveram os autores no artigo publicado no bioRxiv.

“A comparação com os metilomas humanos revela uma relação não-linear que traduz os anos do cão para anos humanos, alinha o tempo dos principais marcos fisiológicos entre as duas espécies e estende-se às cobaias”.

Segundo o mesmo site, as semelhanças foram maiores quando comparados cães jovens a seres humanos jovens e cães idosos a seres humanos idosos. Essa correspondência dos relógios epigenéticos permitiu à equipa obter uma fórmula para calcular a “idade humana” dos cães: idade do humano = 16ln (idade do cão) + 31.

Logo, devemos multiplicar o logaritmo natural da idade de um cão por 16 (pode fazê-lo através desta calculadora) e, de seguida, adicionar 31. Este cálculo deverá dar a idade do animal em “anos humanos”.

Ao utilizar esta fórmula, alguns marcos foram muito bem-sucedidos. Verificou-se que sete semanas em cães correspondem a nove meses em humanos — o momento em que os dentes de leite começam a aparecer em cachorros e crianças. O tempo médio de vida das duas espécies também coincidiu — 12 anos para os Labradores e 70 para os humanos.

No entanto, revelam os cientistas, outros marcos não corresponderam tão bem. Os cães, por exemplo, passam pela puberdade e atingem a maturidade sexual mais rapidamente do que os humanos, de modo que o período entre a adolescência e a meia-idade não coincide — um Labrador de cinco anos é calculado em cerca de 56 em anos humanos. Mas a metilação dos cães diminui à medida que envelhecem, para que os humanos os possam alcançar.

E, claro, há sempre o fator de que diferentes raças envelhecem de maneira diferente. Por isso, é provavelmente que nunca exista uma abordagem que sirva a todos, mas a fórmula baseada no relógio epigenético é consideravelmente mais útil do que simplesmente multiplicar os anos dos cães por sete (como temos por hábito fazer).

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A fórmula não dá os resultados que anunciam, nem faz sentido. Um cão 6 meses corresponde a um humano com 26 anos?!

    Idade Idade Humana

    0,1 15
    0,2 19,81647993
    0,3 22,63394008
    0,4 24,63295986
    0,5 26,18352007
    1 31
    2 35,81647993
    3 38,63394008
    4 40,63295986
    5 42,18352007
    12 48,26689994

    • Sr Miguel calculou utiizando a função “log” em vez da função “ln” indicada no texto. “log” quer dizer logaritmo à base 10, “ln” quer dizer logaritmo à base “e”. Não são iguais.
      Cumprimentos
      Bev
      COAA

    • Não dá esse valor, Dá 19,9 o que também acho estranho. Um cão de 6 meses é um “chavaleco” que só faz asneiras. Com 19 anos já se tem mais responsabilidade. Digo eu.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …