Cientistas têm uma nova fórmula para calcular a “idade humana” dos cães

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova fórmula para calcular a “idade humana” dos nossos amigos de quatro patas com base no relógio epigenético.

De acordo com o Science Alert, a equipa de cientistas desenvolveu um método baseado num mecanismo epigenético chamado metilação. À medida que os seres humanos e os cães (Canis lupus familiaris) envelhecem, grupos metilo são adicionados às moléculas de ADN, podendo alterar a atividade de um segmento de ADN sem alterar o próprio ADN.

A metilação do ADN pode ser usada para medir a idade em seres humanos — algo chamado relógio epigenético. Por isso, os geneticistas Tina Wang e Trey Ideker, da Universidade da California, em San Diego, decidiram comparar o relógio epigenético dos humanos com o relógio epigenético dos cães.

A longevidade de um cão pode variar bastante mas, apesar disso, todos apresentam uma trajetória de desenvolvimento, fisiológica e patológica semelhante. Uma única raça oferece uma forte homogeneidade genómica, o que aumenta a probabilidade de identificar fatores genéticos associados a características complexas, incluindo o envelhecimento. Por isso, os investigadores decidiram usar o Labrador retriever.

A equipa comparou os dados dos cães com os perfis de metilação do sangue de 320 humanos, com idades entre um e 103 anos, e de 133 cobaias.

“Utilizando o sequenciamento direcionado, caracterizámos os metilomas de 104 Labrador retrievers abrangendo uma faixa etária de 16 anos, atingindo uma cobertura >150X dentro de blocos sinténicos de mamíferos”, escreveram os autores no artigo publicado no bioRxiv.

“A comparação com os metilomas humanos revela uma relação não-linear que traduz os anos do cão para anos humanos, alinha o tempo dos principais marcos fisiológicos entre as duas espécies e estende-se às cobaias”.

Segundo o mesmo site, as semelhanças foram maiores quando comparados cães jovens a seres humanos jovens e cães idosos a seres humanos idosos. Essa correspondência dos relógios epigenéticos permitiu à equipa obter uma fórmula para calcular a “idade humana” dos cães: idade do humano = 16ln (idade do cão) + 31.

Logo, devemos multiplicar o logaritmo natural da idade de um cão por 16 (pode fazê-lo através desta calculadora) e, de seguida, adicionar 31. Este cálculo deverá dar a idade do animal em “anos humanos”.

Ao utilizar esta fórmula, alguns marcos foram muito bem-sucedidos. Verificou-se que sete semanas em cães correspondem a nove meses em humanos — o momento em que os dentes de leite começam a aparecer em cachorros e crianças. O tempo médio de vida das duas espécies também coincidiu — 12 anos para os Labradores e 70 para os humanos.

No entanto, revelam os cientistas, outros marcos não corresponderam tão bem. Os cães, por exemplo, passam pela puberdade e atingem a maturidade sexual mais rapidamente do que os humanos, de modo que o período entre a adolescência e a meia-idade não coincide — um Labrador de cinco anos é calculado em cerca de 56 em anos humanos. Mas a metilação dos cães diminui à medida que envelhecem, para que os humanos os possam alcançar.

E, claro, há sempre o fator de que diferentes raças envelhecem de maneira diferente. Por isso, é provavelmente que nunca exista uma abordagem que sirva a todos, mas a fórmula baseada no relógio epigenético é consideravelmente mais útil do que simplesmente multiplicar os anos dos cães por sete (como temos por hábito fazer).

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A fórmula não dá os resultados que anunciam, nem faz sentido. Um cão 6 meses corresponde a um humano com 26 anos?!

    Idade Idade Humana

    0,1 15
    0,2 19,81647993
    0,3 22,63394008
    0,4 24,63295986
    0,5 26,18352007
    1 31
    2 35,81647993
    3 38,63394008
    4 40,63295986
    5 42,18352007
    12 48,26689994

    • Sr Miguel calculou utiizando a função “log” em vez da função “ln” indicada no texto. “log” quer dizer logaritmo à base 10, “ln” quer dizer logaritmo à base “e”. Não são iguais.
      Cumprimentos
      Bev
      COAA

    • Não dá esse valor, Dá 19,9 o que também acho estranho. Um cão de 6 meses é um “chavaleco” que só faz asneiras. Com 19 anos já se tem mais responsabilidade. Digo eu.

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …