Mítica espécie de rato gigante finalmente encontrada nas Ilhas Salomão

(CC0/PD) freestocks / unsplash

O rato gigante tem cerca de meio metro de comprimento e pesa cerca de um quilo

Após décadas de rumores acerca de um “rato gigante que cai das árvores” nas ilhas Salomão, a sua existência foi finalmente confirmada por um cientista britânico.

Até agora, nenhum dos diversos investigadores que tinha partido paara a densa floresta tropical à procura do rato gigante tinha conseguido encontrar qualquer prova de que o mítico animal, conhecido no arquipélago das Salomão como “vika”, fosse real.

Tyrone Lavery, o cientista que que descobriu e classificou a nova espécie, afirma que o animal tem aproximadamente meio metro de comprimento e pesa cerca de um quilo, quase quatro vezes mais que os maiores ratos da cidade.

O pesquisador não confirmou que o “vika” fosse capaz de partir cocos com os dentes, mas encontrou cascas de nozes de dureza similar com marcas que correspondem aos dentes do roedor.

Numa primeira expedição à procura do animal, Lavery, investigador do Museu Field de História Natural, em Chicago, nos Estados Unidos, tinha já colocado ratoeiras e câmaras ativadas por movimento em pontos-chave da ilha, mas não conseguiu encontrar qualquer traço do roedor. Só em 2011 encontrou a primeira pista: fezes gigantes de rato.

Mesmo assim, conta Lavery ao The Guardian, o cientista pensou em desistir, porque considerava que não estaria perante uma nova espécie.

Mas , tudo mudou. Durante uma tarde, abate de árvores, os aldeões com quem o cientista já tinha trabalhado viram um “vika” cair ferido no chão. O rato morreu pouco depois, mas Tyrone Lavery foi avisado.

Os estudos que fez ao crânio do animal e ao ADN provaram que se tratava de uma nova espécie dentro do género uromys. A partir do animal encontrado, o cientista conseguiu calcular que ele poderá ter até 45 centímetros de comprimento, sem a cauda, e chegar a pesar meio quilo.

O cientista norte-americano chamou-lhe uromy vika, em homenagem ao nome que os habitantes locais lhe dão. Lavery não encontrou provas de que o rato coma cocos, mas sabe que come nozes ngali, um fruto local que pode ser tão difícil de abrir como um coco.

No estudo que descreve a descoberta, agora publicado no Journal of Mammalogy, Lavery sugere que o uromy vika seja imediatamente colocado na lista mundial de espécies gravemente ameaçadas, já que todos os avistamentos do rato aconteceram numa mesma espécie de árvore existente na ilha de Vanguno – o que significa que o habitat do animal está reduzido a 81 quilómetros quadrados.

Tyrone Lavery vai agora lançar um campanha de crowdfunding para ajudar a construir uma casa para os guardas florestais que trabalham na conservação da zona habitada pelo rato gigante.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …