Nova espécie de crustáceo batizada em homenagem aos Metallica

Anna Frenkel / Senckenberg

Uma espécie de crustáceo de águas profundas até agora desconhecida foi batizada em homenagem à banda de heavy metal norte-americana Metallica.

Segundo conta a agência Europa Press, a ideia surgiu do investigador do Instituto Senckenberg em Frankfurt, na Alemanha, Torben Riehl, que tinha em mente dois objetivos com a atribuição deste nome: homenagear uma das suas bandas favoritas e, simultaneamente, criar uma consciência ambiental maior nas pessoas.

A criatura foi descoberta no abismo do Pacífico norte enquanto a equipa conduzia estudos para avaliar o impacto ambiental de um eventual projeto de extração de manganês perto da região, precisa o novo estudo cujos resultados foram publicados na revista PeerJ.

O ser vivo recém-descoberto (Macrostylis metallicola) tem forma de verme e vive na área de Clarion Clipperton, localizada entre o Havai e o México. Adapta-se a profundidades entre os 4.132 e 5.055 metros e a pressões 400 vezes mais fortes do que a nossa atmosfera.

Com apenas 6,5 milímetros de comprimento, este animal vive na escuridão absoluta, não tendo olhos e sendo incolor. O sem habitat são nódulos de manganês, que são formações de elementos metálicos com vários milhões de anos que variam em tamanho, podendo ser muito pequenos ou ter até a dimensão de uma laranja.

Estas formações são valiosas e apetecíveis para a extração mineira, uma vez que têm compostos valiosos como cobalto, manganês, níquel e terras-raras.

“O sufixo científico latino ‘-cola’ traduz-se em ‘habitar’ e, portanto, refere-se ao habitat da espécie nomeada em homenagem aos Metallica (…) Devido à riqueza de recursos nesta área profunda do mar, os minerais necessários serão extraídos em breve para responder à crescente procura por matérias-primas”, explicou Riehl, citado em comunicado.

Por isso, acrescentou o especialista, é necessário compreender este habitar para mitigar eventuais danos nos ecossistemas e garantir a biodiversidade.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …