Noruegueses querem oferecer uma montanha à Finlândia

IamNotUnique / Flickr

-

Um grupo de noruegueses lançou uma campanha online na qual propõe oferecer o pico de uma montanha à Finlândia para celebrar o centenário da independência do país em 2017.

Parte da montanha Halti está situada em território finlandês e é nela que se encontra, inclusive, o ponto mais alto da Finlândia. No entanto, esse mesmo local fica 20 metros para lá da fronteira com a Noruega.

Os responsáveis pela campanha querem que a linha da fronteira seja ligeiramente alterada para que o pico seja oferecido ao seu país vizinho, uma mudança que será quase impercetível no mapa.

“Não seria apenas um grande presente”, argumenta o grupo de noruegueses na página do Facebook, que tem já cerca de 2 mil gostos, citados pela BBC.

“Quantos países se podem vangloriar de ter oferecido uma montanha de presente? Vamos levar a Finlândia a novas altitudes!”, sugerem.

Um ex-funcionário da autoridade norueguesa responsável pelo mapeamento do país, Bjorn Geirr Harsson, contou ao site norueguês The Local que teve exatamente a mesma ideia há alguns anos.

Harsson, que agora já está reformado, acredita que o seu filho possa ser um dos responsáveis por trás desta campanha.

Nem todos conseguiram ver nesta ideia uma coisa positiva, deixando críticas, algumas irónicas, à proposta.

“Muita burocracia”, justificou um internauta. “Vamos ter de atualizar todos os mapas e contar todos os alces e lobos novamente”, justificou.

“Podemos trocar [o pico] por apenas um poço de petróleo?”, perguntou outro.

Por outro lado, muitos finlandeses deixaram já comentários positivos na página, afirmando que a proposta é um símbolo das boas relações entre os dois países.

“Que ideia nobre – vamos lembrar-nos dela durante muitos anos!”, disse um dos leitores.

“Esta notícia fez-me sorrir. Vamos fazer uma grande festa se isto for para a frente. E não vai ser uma grande perda para a Noruega”, disse outro.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.