É normal que o seu gato durma o dia inteiro? Esclareça todas as dúvidas

A maior parte dos gatos domésticos têm uma vida bastante boa. Não precisam de se preocupar em caçar a sua próxima refeição, recebem atenção quando a pedem, e dormem muito. Talvez demais?

De acordo com a Inverse, não há motivo de preocupação por o seu felino dormir o dia todo — e provavelmente é um sinal de que deveríamos nós estar a dormir melhor.

Enquanto os donos trabalham, os gatos costumam passar a maior parte do dia a dormir, no seu local preferido, assado ao sol, ou mesmo no colo dos seus donos.

Algumas questões se colocam. Será que os gatos precisam realmente de dormir tanto como pensamos que precisam? Ou será que dormir demais é uma coisa má para os gatos?

A Inverse falou com quatro especialistas em animais de estimação para desmistificar a complexidade enigmática dos comportamentos de sono dos gatos, incluindo como evitar que os gatos acordem durante a noite.

Katherine Pankratz, veterinária especialista em comportamento animal, afirma que os gatos talvez estejam “a tentar dizer-nos que as pessoas precisam de dormir mais”.

Os gatos podem descansar mais tempo do que os humanos, mas provavelmente não estão totalmente adormecidos o tempo todo.

A maioria dos peritos sugere que os gatos dormem 12 a 15 horas por dia, embora possam descansar 10 a 20 horas. Mas a aparência pode ser enganadora, diz Pankratz. O seu gato pode não estar realmente a dormir durante todo esse período.

Molly DeVoss, especialista em treino e comportamento felino, afirma que “ao contrário de nós, os gatos dormem com pequenas ‘sestas de gato’ ao longo do dia, normalmente não dormem em grandes pedaços de tempo”.

Embora seja recomendado que os humanos adultos durma 7 a 8 horas, o número de horas que um gato pode dormir varia significativamente, dependendo da idade e do ambiente em que estão inseridos.

Um estudo de 1981 descobriu que os gatos em quintas passavam 40% do tempo a dormir, geralmente à noite. Durante o dia, passam 22% do tempo em estado de repouso.

Já um estudo de 2007 descobriu que os gatos enjaulados num abrigo eram facilmente perturbados ou ficavam em estado de alerta 70% do tempo, e dormiam apenas 11% do tempo.

Porque é que os gatos dormem tanto?

Os cientistas ainda não compreendem completamente porque é que o sono é importante para qualquer criatura — gatos, humanos e não só — o que torna difícil perceber porque é que os nossos amigos felinos parecem precisar de mais sono do que os humanos e mesmo outros animais.

Segundo Pankratz, a razão pela qual o gato pode dormir mais que outras espécies permanece desconhecida.

Os gatos “podem ter vários períodos de sono curto pontuados com pequenas explosões de atividade”, diz Mikel Delgado, consultor em comportamento de gatos da Feline Minds.

De acordo com a Inverse, há pistas na biologia evolutiva do gato que nos podem ajudar a compreender os seus hábitos de sono. Os gatos requerem pequenas explosões de atividade enquanto caçam, que normalmente são seguidas de uma refeição e uma sesta.

“Eles dormem muito e isso deve-se em parte ao seu estilo de vida natural, que neles está enraizado por serem caçadores de presas”, acrescenta Delgado.

Molly DeVoss concorda com Mikel, e acrescenta que os gatos precisam de dormir muito para poderem conservar energia para as atividades de caça, perseguição e corrida.

Mas os gatos também podem dormir por uma razão que é inteiramente identificável para os humanos: por razões de tédio ou saúde mental. Delgado diz que os gatos podem dormir o dia todo se estiverem aborrecidos ou deprimidos, e os gatos mais velhos também dormem normalmente mais do que os gatos mais novos.

Também é importante questionar se os gatos estão realmente a dormir,  a descansar num dia quente, ou simplesmente a assear-se.

“Os gatos podem parecer dormir muito porque algumas das suas outras atividades, como o asseio, também são muito discretas”, diz Liz Stelow, veterinária especialista em comportamento da Universidade da Califórnia.

Os gatos são noturnos?

Se já acordou durante a noite porque sentiu o seu gato a olhar para si das profundezas da escuridão, então provavelmente já se interrogou sobre os hábitos aparentemente noturnos do seu felino.

Ao contrário da crença popular, os gatos não são na realidade noturnos no sentido tradicional, mas, ao contrário dos humanos, os seus níveis de energia diminuem e fluem ao longo das 24 horas do dia.

De acordo com Liz Stelow, os gatos são “na realidade crepusculares, o que significa que são mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer”.

Este comportamento crepuscular é explicado pela evolução nos antepassados selvagens dos gatos domésticos, para que pudessem caçar melhor as presas.

DeVoss diz que os gatos tendem a ser menos ativos à noite e durante o dia, quando os seus predadores são mais ativos. Esta característica evolucionária pode levar a que os gatos domésticos durmam durante o dia.

Numerosos estudos comprovam também que os gatos domésticos imitam tipicamente os padrões de atividade dos donos, pelo que, diz Delgado, “vão animar-se quando o dono acorda e quando chega a casa do trabalho. “Muitos gatos domésticos são influenciados pelas rotinas dos donos, e isso pode leva-los a dormir mais à noite”.

Mas dormir demais pode ser sinal de um problema. Os veterinários afirmam não ser necessariamente normal que os gatos durmam o dia todo, e isso pode ser sinal de um problema médico se o gato tiver tido uma mudança súbita nos padrões de sono.

“Se o seu gato dorme mais de 16 horas por dia, pode estar aborrecido, ou pode ser uma indicação de um problema de saúde”, diz DeVoss.

Quando os gatos estão sob ambiente de stress ou com medo, tendem a ser menos ativos ou a esconder-se para se sentirem mais seguros. “Parecem estar em repouso mas emocionalmente permanecem tensos e fingem dormir para se afastarem do mundo stressante”, explica Pankratz.

Os veterinários explicam que os sinais de que o seu gato está a fingir dormir, são as orelhas levantadas, músculos e membros tensos, e a cauda embrulhada firmemente debaixo do corpo.

Os especialistas salientam que é importante o exercício e a estimulação adequada durante o dia, para evitar os temidos “zombies” durante a noite, porque se dormirem o dia todo, é possível que acordem durante a noite.

“As razões mais comuns para um gato acordar intencionalmente as pessoas, é para ser alimentado ou acariciado“, acrescenta Stelow. “Involuntariamente, os gatos podem acordar as pessoas quando brincam uns com os outros ou quando simplesmente rondam o quarto”.

Então não se esqueça, satisfaça as necessidades comportamentais do seu gato e corresponda aos seus padrões de atividade, para evitar que o seu gato fique aborrecido. Note que está a partilhar a casa com outro ser vivo: deve sempre respeitá-lo e proporcionar-lhe um bom ambiente para viver.

E de vez em quando aproveite: faça-lhe companhia e descanse.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.