Neve e caos no Reino Unido: passar a madrugada na auto-estrada, dormir no aeroporto

Andy Rain / PA

Viagens canceladas, demoras nos transportes, pessoas sem sítio para dormir. Está instalada a confusão: “Não viajem”.

O Reino Unido atravessou um fim-de-semana complicado, sobretudo por causa do frio que originou queda de neve em inúmeros locais.

Os termómetros das autoridades locais registaram mesmo o dia mais frio do ano, neste domingo: praticamente 16 graus abaixo de zero, numa localidade na Escócia, Braemar.

A neve está a afectar viagens de avião, estradas, transportes públicos, como comboios e metros (onde as estações são à superfície) e autocarros.

A repórter da rádio Antena 1 relata que o trânsito está caótico. Os autocarros que passavam de dois em dois minutos passam agora só em cada 25 minutos. Há viagens de comboio canceladas.

Nos aeroportos de Londres as perturbações são imensas. Há pistas encerradas, dezenas de viagens canceladas e preocupações para quem fica no aeroporto: não há sítio para dormir. Centenas de passageiros ficam a dormir no aeroporto porque os hotéis estão esgotados.

Nas estradas, novo cenário caótico. Acidentes multiplicam-se e há condutores presos na viatura e que passaram mesmo a madrugada nas auto-estradas.

O gelo no asfalto é um perigo maior para os condutores e, já nesta manhã, foi emitido um alerta de gelo para Londres e Sul de Inglaterra.

E o cenário não deve melhorar ao longo das próximas horas, quer na circulação rodoviária, quer no que diz respeito aos transportes públicos e aviões.

Aliás, há uma empresa de comboios no Sudeste do país, a Southeastern, que deixou clara a sua mensagem aos passageiros: “Não viajem nesta manhã”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.