/

O aumento da neve derretida no inverno está a ameaçar os recursos hídricos

Com o rápido derretimento do gelo no inverno em toda a zona oeste, o perigo de incêndio e problemas na agricultura são cada vez mais iminentes, uma vez que os recursos hídricos se encontram ameaçados.

Os investigadores descobriram que, desde o final dos anos 1970, a fronteira do inverno com a primavera tem desaparecido lentamente.

Embora as estações com aumentos significativos de degelo se tenham registado principalmente em novembro e março, os especialistas perceberam que o degelo está a aumentar em todos os meses da estação fria – de outubro a março.

As novas descobertas, publicadas na Nature Climate Change a 5 de abril, têm implicações importantes para o planeamento de recursos hídricos.

A nova pesquisa descobriu que o derretimento antes do dia 1 de abril aumentou em quase metade das mais de 600 estações no oeste da América do Norte, numa média de 3,5% por década.

“Historicamente, os gestores de água usam o dia 1 de abril para distinguir inverno e primavera, mas essa distinção está a tornar-se cada vez mais confusa à medida que o degelo aumenta durante o inverno”, disse Noah Molotch, coautor do estudo.

A neve é a principal fonte de água e fluxo de riacho no oeste da América do Norte e fornece água para cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

No oeste, as montanhas nevadas atuam como torres de água, reservando água para o alto até que derreta, tornando-a disponível para as elevações mais baixas que precisam dela durante o verão, como um sistema de irrigação por gotejamento natural.

“Esse gotejamento lento da água de degelo que ocorre de forma confiável durante a estação seca é algo em que construímos toda a nossa infraestrutura hídrica no oeste”, disse Keith Musselman, autor do estudo. “Dependemos muito dessa água que desce nossos rios e riachos na estação quente entre julho e agosto”, acrescentou.

O facto de haver mais neve derretida no inverno está a mudar o tempo de entrada da água no sistema, ativando o sistema de irrigação por gotejamento natural com mais frequência no inverno, afastando-o do verão, explicam os especialistas.

Esta é uma grande preocupação para a gestão dos recursos hídricos e previsão de secas no oeste, que depende muito dos níveis de neve acumulada no final do inverno em março e abril.

A mudança no tempo de entrega de água também pode afetar as temporadas de incêndios florestais e as necessidades de irrigação agrícola, escreve o Phys.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.