Netflix abre concurso para argumentistas portugueses

A Netflix e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) querem “impulsionar a produção audiovisual portuguesa” e acabam de lançar em conjunto um concurso para argumentistas.

Os dez melhores projetos serão premiados pela empresa multinacional e poderão ser produzidos e disponibilizados em streaming.

Os projetos, de argumentistas e autores residentes em Portugal, podem ser submetidos a partir desta quinta, 30 de abril, e até ao dia 1 de junho. Um painel de jurados, composto pela jornalista e crítica literária Isabel Lucas, pelo realizador Jorge Paixão da Costa, pelo realizador e argumentista Possidónio Cachapa, pela diretora de conteúdos da Netflix ibérica, Verónica Fernández, também argumentista, e pelo ex-diretor da SIC Luís Proença, escolherá os dez melhores trabalhos, numa fase de pré-seleção.

Ultrapassada esta fase inicial, a Netflix escolhe as cinco melhores ideias, quatro na área da ficção e uma na área do documentário.

Estas cinco ideias receberão um prémio de 25 mil euros, enquanto as restantes cinco pré-selecionadas pelo júri ficam com seis mil euros cada uma.

A produção dos conteúdos por parte da Netflix não é obrigatória. Os finalistas terão depois de negociar em particular com a empresa para garantir as condições de desenvolvimento das ideias com que concorrem. São elegíveis para o concurso “projetos singulares de séries de ficção ou documentário, em fase de escrita e desenvolvimento“.

Nuno Artur Silva, secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media considera, em comunicado enviado às redações, que “esta é uma iniciativa especialmente relevante que, por via da escrita de argumento e do desenvolvimento de ideias por autores portugueses, representa um importante passo para a consolidação da ficção audiovisual e do documentário no nosso país.”

Diego Ávalos, vice-presidente da área de Conteúdos Originais da Netflix, assumiu a satisfação “por poder colaborar com o Instituto do Cinema e do Audiovisual numa iniciativa que visa apoiar e estimular o grande talento da comunidade criativa portuguesa. Acreditamos firmemente que grandes histórias estão para chegar e podem seguir para qualquer lugar, e estamos confiantes de que este concurso abrirá novas janelas de inspiração e oportunidades para os criadores.”

Os resultados do concurso serão anunciados até 30 de julho de 2020, anuncia o instituto público.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.