/

Egípcios encontraram antiga necrópole com uma “mensagem da vida depois da morte”

O Ministro das Antiguidades do Egipto anunciou a descoberta de uma antiga necrópole, perto de uma cidade do Vale do Nilo, que pode tornar-se na próxima “galinha dos ovos de ouro” do turismo do país. Ou assim se espera.

Até agora os arqueólogos encontraram dezenas de túmulos de pedra, incluindo 40 sarcófagos, jóias, cerâmica e uma máscara de ouro, com mais de 2 mil anos, datando do último período dos Faraós. A descoberta foi feita num local perto de Minya, cidade localizada no Vale do Nilo, a sul do Cairo.

Muitos dos artefactos e dos túmulos são de sacerdotes do antigo deus egípcio Thoth que zelava pela sabedoria, a escrita, a ciência, a magia e o julgamento dos mortos, de acordo com o site Phys.org.

Um desses sacerdotes será um dos “Grandes Cinco”, os mais importantes sacerdotes de Thoth, refere a BBC.

O túmulo desse alto sacerdote inclui mais de 1000 estatuetas e quatro vasos com tampas, com a forma dos rostos dos quatro filhos do deus Horus, que “ainda contêm os órgãos internos mumificados” do falecido, explica o director da missão de escavação, Mostafa Waziri.

“Os vasos estão decorados com textos hieróglifos que mostram o nome e os títulos dos seus donos”, refere ainda Waziri. O arqueólogo fala ainda na “maravilhosa coincidência” da descoberta de um colar de encanto de Ano Novo, com a inscrição “Feliz Ano Novo”.

“É uma mensagem que nos foi enviada da vida depois da morte”, considera Waziri. Entre as descobertas efectuadas está, ainda, um colar de bronze com uma imagem da deusa Nut que, para os egípcios, oferecia protecção na vida do além.

O ministro das Antiguidades do Egipto, Khaled al-Enany, já referiu que “isto é apenas o início de uma nova descoberta”. “Muito em breve, vamos acrescentar uma nova atracção arqueológica ao Egipto Médio”, salientou.

O director da missão de escavação acredita que os trabalhos no local devem demorar ainda mais cinco anos, de modo a ser possível “desenterrar todas as sepulturas do cemitério”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.