Os neandertais construíram estruturas estranhas numa caverna. Ninguém sabe porquê

Luc-Henri Fage/SSAC / Wikimedia

As estruturas, feitas com pedaços de estalagmites, indicam que os neandertais tinha uma organização social mais complexa do que se pensava.

No sudoeste de França, bem no interior da caverna de Bruniquel, existe um vislumbre fascinante da sociedade Neandertal com quase 200 mil anos.

Um grupo de Neandertais criou estruturas misteriosas a partir de estalagmites partidas, meticulosamente dispostas em dois grandes círculos e quatro pequenas pilhas. Estas formações, que sugerem um nível de complexidade no comportamento Neandertal, têm intrigado os investigadores desde a sua descoberta em 1990.

Uma análise inicial revelou que as estruturas tinham pelo menos 47 000 anos, mas a investigação parou devido à morte prematura do investigador principal. O local foi revisitado em 2016, com os cientistas a usarem a datação por séries de urânio, determinando que as estalagmites tinham sido posicionadas aproximadamente há 176,5 mil anos.

Estas descobertas desafiam as suposições anteriores sobre os Neandertais. “As nossas descobertas sugerem que a sua sociedade incluía elementos de modernidade”, escreveram os autores do estudo. Estas complexidades incluem “organização espacial complexa, uso do fogo e ocupação profunda do carste.”

Anteriormente, não havia sinais de práticas culturais mais complexas entre os Neandertais. No entanto, a criação destas estruturas, argumentam os investigadores, indica “a existência de algum grau de organização social.”

Um aspeto particularmente notável desta descoberta é o domínio Neandertal do ambiente subterrâneo. As formações foram encontradas a 336 metros da entrada da caverna, uma conquista significativa no desenvolvimento humano. As duas estruturas anulares, uma medindo 6,7 por 4,5 metros e a outra 2,2 por 2,1 metros, usaram cerca de 400 pedaços de estalagmites, pesando cerca de 2,2 toneladas.

Curiosamente, os Neandertais usaram apenas a seção do meio das estalagmites, descartando a raiz e a ponta. Também foram detetadas evidências de uso de fogo em 123 das peças, escreve o IFLScience.

Esta descoberta dá-nos quase tantas perguntas como respostas. Por exemplo, para que serviam estas estruturas, especialmente estando tão longe da entrada da caverna?

Embora muitas perguntas permaneçam sem resposta, uma coisa é certa: “o grupo Neandertal responsável por estas construções tinha um nível de organização social mais complexo do que se pensava anteriormente para esta espécie de hominídeo.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.