National Geographic exibe especial dos 108 anos do naufrágio do Titanic

Teufelbeutel / Wikimedia

“Viagem inaugural do Titanic”, óleo de Karl Beutel

O National Geographic vai exibir na próxima quarta-feira, 15 de abril, um especial que assinala os 108 anos do naufrágio do Titanic. Serão transmitidos quatro programas especiais que dão a conhecer melhor a história desta tragédia.

No dia 15 de abril de 1912, naufragava o navio dito inafundável, o Titanic. Com cerca de 1.500 pessoas a bordo, a tragédia e o mistério envoltos no náufrago do Titanic continuam a atrair muitas pessoas. No dia 15 deste mês, assinalam-se os 108 anos do naufrágio do grande navio e, por isso mesmo, o National Geographic transmite quatro programas em homenagem ao fenómeno tão retratado pela cultura pop.

A programação irá oferecer um novo olhar à história do navio, assim como o que terá acontecido antes e depois da tragédia. Para ver na próxima quarta-feira a partir das 19h50.

Titanic: 20 anos depois com James Cameron, às 19h50

Bem conhecido do grande público, James Cameron entrou nos nossos corações com o filme Titanic de 1997. Neste especial, Cameron junta especialistas para reabrir o caso e questiona: “Fizemos algo fiel?” Irão reunir informações sobre o desastre com o objectivo de conseguir responder a questões que inquietaram o realizador durante décadas.

Drenar o Titanic, às 20h35

Através de dados científicos de sistemas de digitalização subaquática, e de recriações digitais de última geração, foi possível retratar o Titanic retirando toda a água que o envolve no fundo do oceano. Através destas análises, fica mais claro de que forma o navio se afundou.

Titanic: Incêndio Fatal, às 21h25

Neste exclusivo, o jornalista de investigação e especialista no Titanic, Senan Molony, poderá, pela primeira vez, revelar a verdadeira história do navio. Utiliza uma nova técnica gráfica para trazer à vida fotografias da partida e viagem inaugural do Titanic recentemente descobertas. Através dessas fotografias, foi vista uma marca no casco que ainda não tinha sido descoberta e que lançará o jornalista numa nova investigação sobre o naufrágio do navio.

De volta ao Titanic, às 22h10

Neste especial, foram documentados os primeiros mergulhos tripulados ao navio em quase 15 anos. Com novas filmagens, será possível ver os efeitos do tempo e analisar as suas condições de preservação. Com os novos dados, foi possível construir uma maquete moderna de modo a encontrar algumas respostas sobre a sua história.

Neste programa especial, vai ainda ser possível encontrar uma parte do navio que ainda não tinha sido identificada.

PARTILHAR

RESPONDER

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …