National Geographic exibe especial dos 108 anos do naufrágio do Titanic

Teufelbeutel / Wikimedia

“Viagem inaugural do Titanic”, óleo de Karl Beutel

O National Geographic vai exibir na próxima quarta-feira, 15 de abril, um especial que assinala os 108 anos do naufrágio do Titanic. Serão transmitidos quatro programas especiais que dão a conhecer melhor a história desta tragédia.

No dia 15 de abril de 1912, naufragava o navio dito inafundável, o Titanic. Com cerca de 1.500 pessoas a bordo, a tragédia e o mistério envoltos no náufrago do Titanic continuam a atrair muitas pessoas. No dia 15 deste mês, assinalam-se os 108 anos do naufrágio do grande navio e, por isso mesmo, o National Geographic transmite quatro programas em homenagem ao fenómeno tão retratado pela cultura pop.

A programação irá oferecer um novo olhar à história do navio, assim como o que terá acontecido antes e depois da tragédia. Para ver na próxima quarta-feira a partir das 19h50.

Titanic: 20 anos depois com James Cameron, às 19h50

Bem conhecido do grande público, James Cameron entrou nos nossos corações com o filme Titanic de 1997. Neste especial, Cameron junta especialistas para reabrir o caso e questiona: “Fizemos algo fiel?” Irão reunir informações sobre o desastre com o objectivo de conseguir responder a questões que inquietaram o realizador durante décadas.

Drenar o Titanic, às 20h35

Através de dados científicos de sistemas de digitalização subaquática, e de recriações digitais de última geração, foi possível retratar o Titanic retirando toda a água que o envolve no fundo do oceano. Através destas análises, fica mais claro de que forma o navio se afundou.

Titanic: Incêndio Fatal, às 21h25

Neste exclusivo, o jornalista de investigação e especialista no Titanic, Senan Molony, poderá, pela primeira vez, revelar a verdadeira história do navio. Utiliza uma nova técnica gráfica para trazer à vida fotografias da partida e viagem inaugural do Titanic recentemente descobertas. Através dessas fotografias, foi vista uma marca no casco que ainda não tinha sido descoberta e que lançará o jornalista numa nova investigação sobre o naufrágio do navio.

De volta ao Titanic, às 22h10

Neste especial, foram documentados os primeiros mergulhos tripulados ao navio em quase 15 anos. Com novas filmagens, será possível ver os efeitos do tempo e analisar as suas condições de preservação. Com os novos dados, foi possível construir uma maquete moderna de modo a encontrar algumas respostas sobre a sua história.

Neste programa especial, vai ainda ser possível encontrar uma parte do navio que ainda não tinha sido identificada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.