Plutão “coloriu” a sua maior lua

Os investigadores da NASA descobriram que a mancha vermelha em Caronte, a maior lua de Plutão, pode ser parte da atmosfera vinda do próprio planeta.

As imagens e os dados foram capturados pela sonda New Horizons, uma missão não-tripulada lançada em 2006, que tem como objetivo estudar o planeta-anão e o Cinturão de Kuiper.

Os cientistas têm analisado o estranho fenómeno desde 2015 e chegaram à conclusão que a região avermelhada em Caronte é a atmosfera que escapou de Plutão.

No estudo publicado na Nature, os cientistas explicam que a cor vem do gás metano que escapa da atmosfera de Plutão e fica preso na gravidade do satélite natural e congela na sua superfície.

Um ano em Caronte é o equivalente a 247,7 anos terrestres e os seus invernos podem durar até 150 dos nossos anos, atingindo temperaturas de -247 ° C.

Os investigadores sugerem que estas circunstâncias fazem com que o metano se acumule na forma de neve e gelo na superfície do satélite natural, durante milhões de anos.

Um processo químico faz com que os raios ultravioletas do Sol transformem o metano em hidrocarbonetos mais pesados que criam um material avermelhado chamado tolina – abundante nos corpos gelados do Sistema Solar externo, como Titã, o satélite natural de Saturno.

“As moléculas de metano estabelecem-se na superfície de Caronte até que consigam escapar novamente para o espaço ou para os polos congelados, onde ficam sólidas, formando uma camada fina de gelo de metano que dura até que a luz do Sol volte, na primavera”, explicou o cientista Will Grundy, da missão New Horizons.

Caronte foi descoberto a 22 de junho de 1978 pelo astrónomo James W. Christy, do Observatório Naval dos Estados Unidos, e tem um diâmetro de aproximadamente 1207 km – metade do diâmetro de Plutão – com uma área de 4580000 km ².

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …

Casal inglês tem um bebé com 17 meses (mas recusa-se a dizer se é menino ou menina)

Há casais que não querem saber o sexo do filho antes do momento do parto. Mas para um casal inglês, o parto da criança não acabou com o mistério em relação ao género. Decididos a proteger …