Plutão “coloriu” a sua maior lua

Os investigadores da NASA descobriram que a mancha vermelha em Caronte, a maior lua de Plutão, pode ser parte da atmosfera vinda do próprio planeta.

As imagens e os dados foram capturados pela sonda New Horizons, uma missão não-tripulada lançada em 2006, que tem como objetivo estudar o planeta-anão e o Cinturão de Kuiper.

Os cientistas têm analisado o estranho fenómeno desde 2015 e chegaram à conclusão que a região avermelhada em Caronte é a atmosfera que escapou de Plutão.

No estudo publicado na Nature, os cientistas explicam que a cor vem do gás metano que escapa da atmosfera de Plutão e fica preso na gravidade do satélite natural e congela na sua superfície.

Um ano em Caronte é o equivalente a 247,7 anos terrestres e os seus invernos podem durar até 150 dos nossos anos, atingindo temperaturas de -247 ° C.

Os investigadores sugerem que estas circunstâncias fazem com que o metano se acumule na forma de neve e gelo na superfície do satélite natural, durante milhões de anos.

Um processo químico faz com que os raios ultravioletas do Sol transformem o metano em hidrocarbonetos mais pesados que criam um material avermelhado chamado tolina – abundante nos corpos gelados do Sistema Solar externo, como Titã, o satélite natural de Saturno.

“As moléculas de metano estabelecem-se na superfície de Caronte até que consigam escapar novamente para o espaço ou para os polos congelados, onde ficam sólidas, formando uma camada fina de gelo de metano que dura até que a luz do Sol volte, na primavera”, explicou o cientista Will Grundy, da missão New Horizons.

Caronte foi descoberto a 22 de junho de 1978 pelo astrónomo James W. Christy, do Observatório Naval dos Estados Unidos, e tem um diâmetro de aproximadamente 1207 km – metade do diâmetro de Plutão – com uma área de 4580000 km ².

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PSP proíbe férias e folgas aos polícias em dia de protestos

A PSP justifica “a impossibilidade do gozo de férias, folgas e créditos horários” com o "número significativo de manifestantes” nas ações e a “necessidade de assegurar um policiamento ajustado". Vários comandos da PSP estão a proibir …

Bigode do embaixador dos EUA na Coreia do Sul criticado por fazer lembrar domínio japonês

O bigode do embaixador dos Estados Unidos (EUA) na Coreia do Sul tem sido criticado pelos sul-coreanos, que ao ver o visual de Harry Harris se recordam dos 35 anos sob domínio colonial japonês, entre …

OE2020. Novas medidas valem mais de 200 milhões de euros

As medidas do Orçamento do Estado para 2020 que o Governo já negociou à esquerda na especialidade têm um impacto estimado superior a 200 milhões de euros. Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, referiu, …

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …