“Desta vez vamos lá ficar”: NASA revela planos para regressar à Lua

O administrador da agência espacial norte-americana tem planos ambiciosos para a Lua e para o Homem. Jim Bridenstine revelou na quinta-feira que quer que os humanos voltem a pisar solo lunar, pretendendo ainda que estes vão mais além da órbita da Terra desde 1972 – tudo isto enquanto exerce o seu cargo na NASA.

Num artigo assinado para o portal Ozy, Jim Bridenstine levantou o véu sobre os seus planos futuros: a NASA está à procura de assistência e ajuda de empresas norte-americanas para desenvolver módulos de descida e sistemas reutilizáveis para transportar astronautas para a Lua e vice-versa.

O responsável da NASA sublinha, contudo, que os planos para voltar à Lua não implicam repetir o que aconteceu há já 50 anos: “Vamos à Lua com novas tecnologias e sistemas inovadores para explorar mais locais na superfície do que imaginávamos ser possível. Desta vez, quando formos para a Lua, vamos lá ficar”, afirma.

Procurando “uma presença sustentável de seres humanos além da órbita da Terra”, a agência espacial norte-americana quer construir um posto na órbita lunar que poderia chamar-se de Gateway. Este posto, segundo o especialista, poderia garantir a passagem segura dos astronautas até à Lua e de volta à Terra.

O Gateway seria a base para o primeiro módulo de descida reutilizável na Lua, que abriria mais oportunidades de negócio para a exploração espacial a longo prazo. Para chegar até à base lunar e depois regressar à Terra, a NASA propõe a utilização do autocarro espacial SLS (Space Launch System) e a nave espacial Orion, ambos em fases de desenvolvimento.

Bridenstine convidou já representantes de empresas privadas e outros potenciais parceiros para uma reunião na sede da NASA, a realizar-se na próxima semana, na qual serão debatidos os módulos de descida lunar. O administrador adiantou ainda que a NASA trabalha já com nove empresas nacionais para enviar novas ferramentas e equipamentos científicos para a superfície lunar como, por exemplo, cargas comerciais.

A NASA quer enviar astronautas à Lua durante a próxima década. A primeira missão de envio comercial de equipamentos técnicos está prevista para o final de 2020. “Posso ter perdido o primeiro pouso do Homem na Lua, mas estou a trabalhar para ter certeza de que vou ver o próximo, juntamente com o resto do mundo”, rematou Bridenstine.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

      • Sabias que tens mais tecnologia no teu smartphone ou iphone do que na suposta “nave” que eles construíram? E ainda afirmam que perderam a tecnologia. O tal van alen passou a existir depois que eles “foram” ou já existia? Fotos reais da esfera não existem porquê? Curvatura onde? Eu também gosto de ver filmes, ir ao cinema e comer umas pipocas ou simplesmente em casa e realmente de um tempo para cá os efeitos especiais são muito realistas mas não são a realidade. A terra é plana e circular com relevos (convexidades) e estacionária. A água não se comporta de forma curva, por isso ela é utilizada para nivelamento.

        • Tristes tempos estes em que multidões de esquizo-paranoicos ululantes enchem as internetes com as suas teorias das conspirações, ganhando nessas internetes câmaras de eco com as quais enleiam a verdade e a banha da cobra numa lama de pseudo-toda-a-gente-sabe-que.
          Quando as esquizo-teorias se focam nos 9/11, nas terras planas e no Homem que nunca esteve na Lua, a única vitima é a clareza da verdade – que podemos deixar cair com um triste encolher de ombros indiferente. Cada um tem direito à sua triste condição – mesmo que de ignorância ela se trate.
          Já não se pode dizer o mesmo quando a esquizo-teoria é, por exemplo, a dos anti-vaxxers. O movimento que acha que “as vacinas são uma ferramenta diabólica das farmacêuticas” está a fazer regredir a medicina décadas, está a fazer regressar doenças que há 40 anos matavam e que tinham sido erradicadas. E está a matar pessoas.

          Quanto a ti, “Sim é Fake”, o Homem não esteve na Lua uma vez. Esteve na Lua seis vezes, entre 1969 e 1973. Doze homens puseram os pés na Lua – sejam ou não verdadeiras as fotos do primeiro deles que o fez.
          E sim, a nave que os levou à Lua tinha menos RAM que um ZX Spectrum.
          E sim, actualmente há mais tecnologia no teu iPhone, num só exemplar de um smartphone, do que em todos os satélites, torres de telecomunicações, cabos submarinos, servers e routers, em todo o ecosistema junto que nos últimos 30 anos nos permite ter a Internet, o Netflix, o GPS, os Facegrams, entre todos os mil e um artefactos chato-tecnológicos de que nos rodeámos e que hoje damos como adquiridos. Sim, um só iPhone a mandar bitaites esquizo-paranóicos nos tais sítios que lhes servem de câmara de eco tem mais tecnologia do que todo o ecosistema que permite que o faça. Da mesma forma que há mais tecnologia na Playstation onde jogamos jogos de guerra, do que em todo o sistema informático que os russos e americanos desenvolveram nos anos da Guerra Fria para poder jogar esses jogos a sério.

          E sim, a nação que levou o Homem à Lua é a mesma que antes de o fazer já tinha inventado a Internet. Sim, a INTERNET foi inventada nos anos 50 pela DARPA, não é uma coisa dos anos 90 inventada na Suíça — quer tu, “Sim é Fake”, o saibas, ou optes por reinventar a história.

        • Fake é a teoria da terra plana, que se baseia em escritos milenares que consta na bíblia. Fake, é dizer que a internet foi desenvolvida na Suiça e não nos EUA. Fake, é dizer que Neil Armstrong não pousou na Lua, eu era menino e assisti ao vivo astronautas passeando na lua pela televisão. Resumindo, Fake, são pessoas que se valem da internet para divulgar, teses ridiculas tais como a teoria da terra plana com o proposito apenas de chamar atenção e até possibilidade de ganhar algum dinheiro com palestras;

    • Além de ignorares o passado e o presente, consegues prever o futuro… bravo!!!
      És o candidato perfeito para seitas religiosas tipo IURD!…

  1. E não nos vamos esquecer das luzes que eram usadas nos estúdios na aquela altura, seria impossível criar uma luz natural naquele tempo sem os computadores gráficos que temos agora. É a única maneira de arranjar isso era o uso de milhares lasers ao mesmo tempo, mas mesmo assim é eram bué bué caros naquela altura e só havia de cor vermelha. Por outra palavras, ficaria demasiado caro só para fingir isso e valeria mais à pena de mandar o homem à lua.

  2. Não é ignorância para alguém que anda estudar luzes e estúdios para uma futura carreira num dos melhores institutos que podemos arranjar em Portugal ao lado daqueles mais experientes do que eu. É ignorância não aceitar os factos e nãos os aceitar. São pessoas como o senhor(a) fazem a raça humana uma vergonha.

RESPONDER

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …