Nem a NASA sabe o que são estes misteriosos círculos no gelo do Ártico

John Sonntag / Operation IceBridge / NASA

NASA fotografa misteriosos círculos no gelo do Ártico

Cientistas da NASA fotografaram estranhos padrões circulares no meio do Ártico que parecem buracos no gelo, onde as temperaturas são abaixo do ponto de congelamento mesmo nos dias mais agradáveis. Isso significa que há um mistério para resolver.

A agência espacial norte-americana sobrevoa as regiões árticas e antárticas da Terra há uma década, numa tentativa de entender as ligações entre os sistemas climáticos do mundo e observar o efeito do aquecimento global em alguns dos lugares mais frios do planeta.

As missões têm um nome digno de um filme do James Bond: Operation IceBridge, ou, em tradução livre, Operação Ponte de Gelo, explica o Washington Post.

A última pesquisa intensiva de seis meses nos dois hemisférios usa o conjunto mais sofisticado e inovador de instrumentos científicos existentes, incluindo altímetros a laser, tecnologia LIDAR e satélites da NASA.

Ainda assim, os cientistas não têm uma explicação científica oficial para o fenómeno bizarro visto recentemente.

“Vimos essas características circulares por apenas alguns minutos”, disse John Sonntag, cientista da missão, que fez a fotografia vista acima.

Sonntag tirou a fotografia a 14 de abril, enquanto a Operação IceBridge pilotava um avião de pesquisa P-3 sobre uma parte do Mar de Beaufort que os cientistas não exploravam em detalhe desde 2013.

Parecem três buracos no meio do gelo, mas como?

Não contentes em manter a perplexidade para si, o pessoal da NASA apresentou a fotografia ao público, como o “Puzzler” de abril deste ano. O “Puzzler” é uma competição mensal da NASA que pede para qualquer um descrever um misterioso objeto retratado.

A postagem não menciona que nem mesmo os cientistas da NASA podem resolver a questão, no entanto.

O público ofereceu algumas ideias interessantes. Por exemplo, os buracos podem ser remanescentes de meteoritos ou talvez lagos salgados. No entanto, os especialistas têm outra opinião.

Segundo o geofísico Don Perovich, o gelo dessa região é “provavelmente fino, macio, mole e um pouco flexível”. Isso significa que buracos podem ocorrer naturalmente, conforme corpos de água mais quentes alcançam a área, derretendo o gelo do mar, como sugere Chris Shuman, glaciologista do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA.

Ou talvez focas se tenham aproveitado do gelo mole para fazer buracos que lhes permitam respirar onde as fissuras no gelo não ocorrem naturalmente.

Walt Meier, cientista do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos EUA, disse que as características circundantes, aquelas áreas mais claras de gelo à volta dos buracos, “podem ser devidas a ondas de água que lavam a neve e o gelo quando as focas se projetam pelos buracos”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Especulação por especulação cá vai a minha!

    Fotos tiradas em 14 de Abril!
    Estação espacial chinesa caiu no início do mesmo mês, no Pacífico Sul!
    Com a entrada na atmosfera dá-se o início da desintegração!
    Alguns fragmentos (3 no caso) incandescentes acabam por cair no Ártico provocando aqueles buracos, justificando o aspecto das imagens (mas a hipótese das focas é muito interessante, principalmente vindo de especislistas(?) ahahah)

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …