/

NASA grava os primeiros sons dos anéis de Saturno

A nave Cassini acaba de enviar para a Terra alguns sons gravados enquanto atravessava os anéis de Saturno. Esta é a primeira vez que é possível ouvir o som desta secção do espaço, e também foi a primeira vez que uma sonda penetrou nos anéis de Saturno e esteve entre o planeta e os anéis.

“A região entre os anéis e Saturno é um grande vazio, aparentemente. A sonda Cassini vai continuar na sua rota, enquanto os cientistas tentam descobrir porque é que o nível de poeira é mais baixo que o esperado”, afirmou Earl Maize, do laboratório de propulsão a jato da NASA em Pasadena, na Califórnia.

Segundo a NASA, enquanto a Cassini passava pelos anéis, os seus instrumentos de rádio e ondas de plasma (RPWS) detetaram centenas de partículas, como era esperado. Mas, quando passou entre os anéis e o planeta, tudo ficou estranhamente silencioso.

“Os RPWS detetaram centenas de partículas do anel por segundo quando atravessou o plano do anel logo ao lado dos anéis principais de Saturno, mas detetou apenas alguns barulhos no dia 26 de abril. A equipa do RPWS esperava ouvir muito mais barulho ao atravessar o plano do anel para dentro do espaço entre o planeta e anéis”, destacou a agência espacial norte-americana.

“Foi um pouco desorientador. Não estávamos a ouvir o que esperávamos. Eu ouvi os dados do primeiro mergulho várias vezes e posso contar nos dedos das mãos o número de impactos de partículas”, diz o cientista William Kurth.

A boa notícia é que ainda há 20 mergulhos agendados para as próximas semanas, o que irá permitir aos cientistas recolher várias informações. Em setembro, a sonda Cassini deve realizar o último mergulho e “suicidar-se” na atmosfera de Saturno.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.