A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário.

Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no qual as partículas transferem energia através de campos magnéticos, em vez de “saltar” diretamente umas nas outras. Este fenómeno ocorre em todo o Universo, incluindo supernovas, buracos negros e estrelas distantes.

Estes choques começam no Sol, que liberta de forma continuada correntes de partículas carregas – o chamado “vento solar”. A NASA publicou agora um vídeo descritivo sobre o vento solar, que pode ser lento ou rápido. Quando uma corrente rápida de vento solar excede uma corrente mais lenta, cria uma onda de choque.

“O MMS foi capaz de medir o impacto [interplanetário] graças aos seus inéditos instrumentos de alta resolução e velocidade. Este conjunto de instrumentos pode medir iões e eletrões em torno de uma nave espacial até seis vezes por segundo”, começam por explicar os cientistas na mesma nota de imprensa.

“Tendo em conta que as ondas de choque de alta velocidade podem passar antes da nave espacial em apenas meio segundo, esta amostragem de alta velocidade é essencial para travar o acidente”, explicou a equipa.

A missão, lançada em 2015, tem como objetivo estudar o ambiente magnético que envolve a Terra. No novo estudo, os cientistas analisaram um fenómeno que ocorreu em janeiro passado. Durante a observação, os dispositivos da NASA capturaram o primeiro teste visual da transferência de energia que ocorre durante um acidente interplanetário.

“A MMS obteve medições de partículas multiponto e de campo de alta resolução sem precedentes de um choque interplanetário”, escrevam os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Journal of Geophysical Research.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …