A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário.

Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no qual as partículas transferem energia através de campos magnéticos, em vez de “saltar” diretamente umas nas outras. Este fenómeno ocorre em todo o Universo, incluindo supernovas, buracos negros e estrelas distantes.

Estes choques começam no Sol, que liberta de forma continuada correntes de partículas carregas – o chamado “vento solar”. A NASA publicou agora um vídeo descritivo sobre o vento solar, que pode ser lento ou rápido. Quando uma corrente rápida de vento solar excede uma corrente mais lenta, cria uma onda de choque.

“O MMS foi capaz de medir o impacto [interplanetário] graças aos seus inéditos instrumentos de alta resolução e velocidade. Este conjunto de instrumentos pode medir iões e eletrões em torno de uma nave espacial até seis vezes por segundo”, começam por explicar os cientistas na mesma nota de imprensa.

“Tendo em conta que as ondas de choque de alta velocidade podem passar antes da nave espacial em apenas meio segundo, esta amostragem de alta velocidade é essencial para travar o acidente”, explicou a equipa.

A missão, lançada em 2015, tem como objetivo estudar o ambiente magnético que envolve a Terra. No novo estudo, os cientistas analisaram um fenómeno que ocorreu em janeiro passado. Durante a observação, os dispositivos da NASA capturaram o primeiro teste visual da transferência de energia que ocorre durante um acidente interplanetário.

“A MMS obteve medições de partículas multiponto e de campo de alta resolução sem precedentes de um choque interplanetário”, escrevam os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Journal of Geophysical Research.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …