Não há clássicos nas primeiras três jornadas. FC Porto arranca I Liga com o Braga, Benfica visita Famalicão

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O FC Porto vai iniciar a defesa do título de campeão com uma receção ao Sporting de Braga, na primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, em 20 de setembro, ditou o sorteio da prova esta sexta-feira realizado.

Já o Benfica, segundo classificado da última edição da I Liga, vai jogar no reduto do Famalicão, enquanto a estreia do Sporting, quarto colocado em 2019/20, acontecerá em casa, perante o Gil Vicente.

A I Liga arranca entre 19 e 20 de setembro e termina no dia 19 de maio de 2021.

A I Liga não terá qualquer clássico nas primeiras três jornadas do campeonato, informou a Liga de Clubes em comunicado, com o esclarecimento de todas as condicionantes para o sorteio do calendário, que decorre na sexta-feira.

“As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com os cinco primeiros classificados da I Liga da época transacta (1ª,2ª e 3ª jornada)”, pode ler-se. O Benfica vai disputar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, assim como o Sporting, na Liga Europa. Nesse sentido, não poderá existir qualquer clássico nas três primeiras jornadas.

O Farense terá de disputar a primeira jornada do campeonato na qualidade de visitante, e a Belenenses SAD jogará a última jornada do campeonato também fora de portas.

A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira, como é hábito em Portugal e rivais locais não poderão jogar, na mesma jornada, simultaneamente em casa ou fora de portas, depois de um acordo com as forças de segurança: FC Porto e Boavista, Braga e Vitória de Guimarães, Marítimo e Nacional, Benfica e Sporting, Gil Vicente e Famalicão.

Leiria recebe ‘final four’ da Taça da Liga nas próximas três temporadas

Leiria vai receber a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol profissional nas próximas três temporadas, sucedendo a Braga como anfitriã da competição, anunciou a Liga de clubes.

A cidade foi a escolhida em detrimento do Funchal, na ilha da Madeira, e vai receber no Estádio Municipal a primeira das três edições da ‘final four’, entre 16 e 23 de janeiro de 2021, numa versão da prova com um formato excecionalmente reduzido devido à pandemia de covid-19.

O Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa foi um dos novos estádios construídos de raiz para a realização do Campeonato da Europa de 2004, mas não recebe jogos da I Liga portuguesa de futebol desde 2012, quando a União de Leiria foi despromovida administrativamente das competições profissionais.

No entanto, será a segunda vez que o Estádio Municipal de Leiria recebe a decisão da Taça da Liga, depois de em 2013/14 ter acolhido a final da sétima edição da prova, em que o Benfica venceu o Rio Ave, por 2-0.

A cidade de Braga acolheu a final da Taça da Liga nas últimas três temporadas, já no formato de ‘final four’, que tiveram como vencedores as equipas do Sporting (2017/18 e 2018/19) e Sporting de Braga (2019/20). Os estádios e cidades de Faro/Loulé (2007/08, 2008/09, 2009/10 e 2016/17), Coimbra (2010/11, 2011/12, 2012/13, 2014/15 e 2015/16) foram as outras cidades a receber a final da Taça da Liga nas suas 13 edições anteriores.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …