Não há clássicos nas primeiras três jornadas. FC Porto arranca I Liga com o Braga, Benfica visita Famalicão

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O FC Porto vai iniciar a defesa do título de campeão com uma receção ao Sporting de Braga, na primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, em 20 de setembro, ditou o sorteio da prova esta sexta-feira realizado.

Já o Benfica, segundo classificado da última edição da I Liga, vai jogar no reduto do Famalicão, enquanto a estreia do Sporting, quarto colocado em 2019/20, acontecerá em casa, perante o Gil Vicente.

A I Liga arranca entre 19 e 20 de setembro e termina no dia 19 de maio de 2021.

A I Liga não terá qualquer clássico nas primeiras três jornadas do campeonato, informou a Liga de Clubes em comunicado, com o esclarecimento de todas as condicionantes para o sorteio do calendário, que decorre na sexta-feira.

“As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com os cinco primeiros classificados da I Liga da época transacta (1ª,2ª e 3ª jornada)”, pode ler-se. O Benfica vai disputar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, assim como o Sporting, na Liga Europa. Nesse sentido, não poderá existir qualquer clássico nas três primeiras jornadas.

O Farense terá de disputar a primeira jornada do campeonato na qualidade de visitante, e a Belenenses SAD jogará a última jornada do campeonato também fora de portas.

A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira, como é hábito em Portugal e rivais locais não poderão jogar, na mesma jornada, simultaneamente em casa ou fora de portas, depois de um acordo com as forças de segurança: FC Porto e Boavista, Braga e Vitória de Guimarães, Marítimo e Nacional, Benfica e Sporting, Gil Vicente e Famalicão.

Leiria recebe ‘final four’ da Taça da Liga nas próximas três temporadas

Leiria vai receber a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol profissional nas próximas três temporadas, sucedendo a Braga como anfitriã da competição, anunciou a Liga de clubes.

A cidade foi a escolhida em detrimento do Funchal, na ilha da Madeira, e vai receber no Estádio Municipal a primeira das três edições da ‘final four’, entre 16 e 23 de janeiro de 2021, numa versão da prova com um formato excecionalmente reduzido devido à pandemia de covid-19.

O Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa foi um dos novos estádios construídos de raiz para a realização do Campeonato da Europa de 2004, mas não recebe jogos da I Liga portuguesa de futebol desde 2012, quando a União de Leiria foi despromovida administrativamente das competições profissionais.

No entanto, será a segunda vez que o Estádio Municipal de Leiria recebe a decisão da Taça da Liga, depois de em 2013/14 ter acolhido a final da sétima edição da prova, em que o Benfica venceu o Rio Ave, por 2-0.

A cidade de Braga acolheu a final da Taça da Liga nas últimas três temporadas, já no formato de ‘final four’, que tiveram como vencedores as equipas do Sporting (2017/18 e 2018/19) e Sporting de Braga (2019/20). Os estádios e cidades de Faro/Loulé (2007/08, 2008/09, 2009/10 e 2016/17), Coimbra (2010/11, 2011/12, 2012/13, 2014/15 e 2015/16) foram as outras cidades a receber a final da Taça da Liga nas suas 13 edições anteriores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …