Não foi só Cristiano: 12 números interessantes do Portugal-Luxemburgo

Goleada portuguesa contra uma selecção que tem dado trabalho aos adversários. Cristiano, Rui Patrício e João Palhinha são três dos nomes em destaque na análise ao jogo.

Portugal transformou um jogo que poderia ser complicado numa goleada: 5-0 contra o Luxemburgo, no Estádio do Algarve. Cristiano Ronaldo marcou três golos, Bruno Fernandes e João Palhinha completaram a festa.

Agora só faltam dois jogos para o fim do percurso luso na qualificação para a fase final do Mundial 2022. Seja qual for o resultado do duelo na República da Irlanda, no dia 11 de Novembro, a verdadeira “final” está marcada para três dias depois, quando Portugal e Sérvia se encontrarem: a Sérvia lidera o Grupo A com 17 pontos (sete jogos realizados) e Portugal tem 16 pontos (seis jogos). Só o vencedor do grupo segue directamente para o Mundial.

Com três golos, obviamente Cristiano voltou a destacar-se na selecção portuguesa mas há outros factos interessantes que podem ser analisados.

Rui Patrício chegou aos 100 jogos por Portugal. É o primeiro guarda-redes português a atingir esse número e apenas o sétimo futebolista a chegar à centena de jogos pela selecção portuguesa. Fica atrás de Fernando Couto, Nani, Pepe, Figo, João Moutinho e do líder Cristiano Ronaldo.

Ainda sobre o guarda-redes, convém destacar outro número: em 100 compromissos, Rui Patrício não sofreu qualquer golo em praticamente metade (49).

João Mário entrou a meio da segunda parte e jogou pela 50.ª vez por Portugal. Curiosamente a sua estreia, há sete anos, foi no dia da estreia de Fernando Santos, que continua a ser o seleccionador nacional.

Bruno Fernandes costuma marcar pelo Manchester United mas na selecção este foi apenas o seu segundo golo em jogos oficiais.

João Palhinha é médio-defensivo mas, após 10 jogos, já marcou dois golos ao serviço da selecção portuguesa – curiosamente ambos contra o Luxemburgo.

As estatísticas de Palhinha neste encontro merecem destaque: eficácia de passe superior a 94%, com 65 intervenções no jogo, quatro faltas sofridas, quatro remates e um golo.

As estreias em jogos oficiais de Rafael Leão e de Matheus Nunes aconteceram neste jogo.

Depois vem… Cristiano Ronaldo

O homem dos golos já tinha marcado dois aos 12 minutos, ambos de grande penalidade; foi a segunda vez que o capitão marcou dois golos de penálti, por Portugal, num jogo – a ocasião anterior aconteceu há poucos meses, no duelo com a França, no Europeu 2020.

Ao intervalo, o avançado contabilizava dois golos em três remates (o terceiro também foi na direcção da baliza) e não tinha falhado qualquer passe.

Quando marcou pela terceira vez, ao fechar o encontro, Cristiano chegou ao seu 10.º hat-trick pela selecção portuguesa e ao 58.º no total. 11 golos nos últimos oito jogos de Portugal.

E este hat-trick aumentou para nove o número de golos que o madeirense já marcou contra o Luxemburgo, que passou a ser o adversário (entre selecções nacionais) que já sofreu mais golos do português – Suécia e Lituânia, com sete golos sofridos cada, eram os recordistas anteriores.

Portugal venceu e, assim, confirmou a tendência: ganhar sempre depois do Europeu deste ano. Cinco jogos, cinco sucessos.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …