“Não quero falar com a China agora”. Trump cancela negociações com Pequim

1

Stefani Reynolds / EPA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indicou na terça-feira que cancelou as conversações com a China sobre o acordo de fase um, levantando preocupações sobre o futuro do acordo comercial entre os países.

Segundo noticiou esta quarta-feira a Sábado, citando o Jornal de Negócios, o entendimento alcançado em janeiro – em vigor desde fevereiro -, implicava uma avaliação a cada seis meses. A primeira, prevista para o passado domingo, não ocorreu.

O South China Morning Post revelou que o encontro, por videoconferência, contaria com o vice-primeiro-ministro chinês Liu He, o representante do Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

“Cancelei as conversações com a China”, afirmou Trump esta terça-feira, no Arizona. “Não quero falar com a China agora”. Sobre se os EUA pensam retirar-se do acordo de fase um, respondeu: “veremos o que vai acontecer”. O cancelamento, avançou a Bloomberg, implicaria uma notificação escrita e entraria em vigor passados 60 dias.

A China tem feito mudanças estruturais em diversas áreas, como a proteção dos direitos de propriedade intelectual, embora esteja longe da promessa de aumentar as compras de bens dos EUA. Já Trump tem aumentado a pressão sobre a China, relativamente à situação de Taiwan e Hong Kong e às tecnológicas do país.

ZAP //

1 Comment

  1. Portugal havia de fazer o mesmo. Tiramos a Isabel dos Santos do país, mas estamos a entregar o país à China que são milhões de vezes piores. Temos que lutar mais pelo interesse do país, e não só por interesse próprio. Também combater contra a corrupção, porém é muito difícil pois está ou nível mais alto do poder do país.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.