No Qatar, a escolha para a localização de um dos maiores museus do mundo não é óbvia, mas tem cativado gerações. O que faz deste lugar único?
O Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani, ou só Museu FBQ, não é um lugar vulgar. Exceto para os habitantes de Doha, no Qatar, que em alternativa ao Museu Nacional gostam de passar os seus momentos culturais a apreciar uma vasta coleção de carros antigos. Tudo isto no meio do deserto.
No início deste século, o museu era um lugar remoto, afastado do centro, e para ser visitado requeria a marcação de uma hora e um longo percurso pelo deserto. Os visitantes eram recebidos com chá e bolo. Agora, os acessos são bem mais simples: numa curta meia hora é possível ir do centro de Doha ao museu, envolto essencialmente em areia.
O espaço foi criado em 1998, quando Xeque Faisal Bin Qassim Al Thani abriu um edifício ao público na sua quinta. Depressa o FBQ passou de um bizarro lugar exótico a um dos maiores museus privados do mundo.
E as centenas de carros não são a única relíquia que lá se encontra. Desde achados do período jurássico a cópias antigas do Corão, passando por uma frota de veleiros, inúmeros tapetes, artigos do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA 2022 e até… uma casa inteira, que outrora esteve em Damasco, na Síria.
São mais de 30 mil objetos, e os artigos mais bizarros passam por artefactos do Terceiro Reich e até patas de pássaro com anilhas, ou mesmo recordações da falecida Princesa Diana (essas são exclusivas para os clientes VIP), e (interditos ao público), alguns objetos de coleção Saddam Hussein.
“Costumava colecionar objetos sempre que tinha oportunidade”, disse. “À medida que o meu negócio crescia, o mesmo acontecia com as minhas coleções e, em breve, consegui colecionar cada vez mais objetos, até que decidi colocá-los no museu para que o público os pudesse apreciar”, disse numa reportagem o Xeque, citado pela CNN.
O que o torna único no mundo é que não existe um contexto: as peças estão apenas expostas… porque sim. Ou porque não? Um bilhete custa 12.75 euros. Para fazer uma visita, basta voar até Doha, e aproveitar para explorar o fantástico e intrigante deserto do Qatar.