Nancy Pelosi aterra em Taiwan para reafirmar a “solidariedade com a democracia”. China responde com ameaças

5

Twitter do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan

Nancy Pelosi à chegada a Taiwan

Visita da responsável norte-americana é encarada como uma provocação por Pequim, que já destacou aviões militares para a ilha.

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, aterrou esta tarde em Taipé, capital de Taiwan, numa atitude que promete dar continuidade ao clima de tensão entre os EUA e a China, país que reivindica a soberania da ilha. Ao longo das últimas semanas, quando foi parcialmente conhecido o itinerário da viagem, os oficiais chineses desdobraram-se em avisos, alegando que os Estados Unidos estavam a interferir em assuntos internos.

Para além das palavras, ambos os países ativaram o seu poderio militar, com os EUA a mobilizarem para a região quatro navios de guerra, nomeadamente o porta-aviões USS Ronald Reagen. Já a China autorizou manobras militares de aviação no Estreito de Taiwan. Na antecâmara da chegada da representante norte-americana, o governo de Xi Jinping já tinha avisado a diplomacia norte-americana de que estava a brincar com o fogo“.

Tal como lembra o Público, esta trata-se da primeira visita de um elemento do topo da política norte-americana a Taiwan desde 1997, quando Newt Gringrich, também presidente da Câmara dos Representantes, fez a mesma viagem.

À chegada, Pelosi fez saber que a visita “honra o compromisso inabalável da América para com a democracia vibrante de Taiwan”. “A solidariedade americana com as 23 milhões de pessoas de Taiwan é mais importante do que nunca, num momento em que o mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia.”

Da parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês surgiu também um comunicado em que se pode ler que a viagem de Pelosi é encarada como uma “violação grave do princípio uma só China“, para além de considerar que a “tem um forte impacto nas fundações da relação entre a China e os Estados Unidos”.

ZAP //

5 Comments

  1. Uma provocadora. Já tem idade para ter juízo ou então para se reformar. Os EUA estão a ser dirigidos por dois senis. Sinceramente, e por incrível que pareça, já começo a ter saudades do Trump. Apesar de tudo, parece que o mundo estava mais seguro com ele na Casa Branca. O Putin não se teria atrevido a invadir a Ucrânia.

    • Por mais incrivel que pareca, porque se fala de um vigaristazeco – o Trump – estou completamente de acordo. Nao porque Putin “nao se atreveria”, mas sim porque com Trump, a NATO era vista pelos USA como um saco roto , e a Alemanha um competidor tao ou mais perigoso que a Russia, e muito correctamente. Por isso, quem nao se atreveria a estas provocacoes na Ucrania era a NATO, pois Trump quria era fazer dinheiro, nao gastar dinheiro na NATO nem na Ucrania.

      Por isso sim, o mundo esteve mais seguro com Trump, o que so’ diz da gravidade dos delirios de Biden e dos neo-cons que sempre o controlaram.

      Quanto a estarem senis, infelizmente tambem parece ser um facto real. A Pelosi ainda pior que Biden, pois Biden e’ um testa de ferro. Esta gente claramente sabe que vai morrer em breve, e estao-se nas tintas se deixam o mundo escavacado em guerra nuclear. Estao convencidos que o seu nome ficara’ na historia como uns “valentes” duroes”, e depois quem ficar por ca’, que se amanhe.

      E’ uma vergonha este par. A Pelosi sempre foi uma manipuladora desonesta, como se provou varias vezes, com os escandalos de manipulacao no partido democrata. O Biden, sempre foi um parolo, menino mimado, que semre fez carreira a aliar-se aos “duroes”, tipo armado em macho serodio, talvez por complexo de ser gago. Seja porque motivos for, esao a ser responsaveis pela politica mais desatrosa dos ultimos anos. Ate’ o Papa, e agora Guterres, que nao sao propriamente “revolucionarios”, se demarcam deles.

      A maior piada (negra) vai ser quando a UE tiver destruido todas as pontes com o gas russo, e ficar totalmente dependente do petrolio e gas americano, o Trump ganhar as eleicoes, e o Putin morrer ou ser substituido na Russia por alguem mais moderado. Com que cara ficam estes estrategas da terta na UE?

  2. Esperemos que esta Nancy seja a primeira a pegar numa arma e ir para a linha da frente no caso de uma eventual guerra. O problema é que não é esta gente nem os seus filhos que vão para as guerras. Tradicionalmente vão os coitadinhos.
    Mas a próxima guerra será diferente. Todos estarão no cenário de guerra. As armas nucleares chegam a todo o lado e as que existem são em número suficiente para destruir o mundo todo.

    • mas a Pelosi sabe que ja’ nao estara’ ca’ para sofrer. Nem o Biden. E’ incrivel, mas como disse o joca, estariamos mais seguros com o vigarista Trump, do que com estes miseraveis Biden-Pelosi.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.