Myanmar. Jornalista japonês acusado pela Junta Militar de difundir notícias falsas

Kaung Zaw Hein / EPA

O jornalista japonês Yuki Kitazumi, detido em Myanmar há duas semanas, foi na segunda-feira acusado de difundir “notícias falsas”, informou a embaixada do Japão em Rangum, sendo o primeiro repórter estrangeiro formalmente processado pelas autoridades daquele país.

Como avançou esta terça-feira o Público, Kitazumi, dono da agência Yangon Media Professionals, publicava nas redes sociais e na imprensa japonesa artigos e vídeos sobre os protestos e os efeitos do golpe na população. Detido a 18 de abril, encontra-se na prisão de segurança máxima de Insein, onde está também a líder do país, Aung San Suu Kyi.

De acordo com o código penal do país, atualizado pela Junta Militar, são proibidas publicações que “causem medo” ou difundam “notícias falsas”, com o seu incumprimento podendo levar a uma pena de prisão máxima de três anos. O jornalista de 45 anos aguarda agora um julgamento, pelo que a sua detenção deverá prolongar-se.

A Associated Press noticiou que, pouco após a detenção, o ministro da Presidência do Japão, Katsunobu Kato, assegurou que continuará a pedir a libertação antecipada do jornalista, enquanto fará o “melhor para a proteção dos cidadãos japoneses naquele país”.

Desde o golpe de fevereiro, a liberdade de imprensa no país tem sido posta em causa, com o encerramento de órgãos independentes e a retirada de licenças. Ao todo, foram detidos 80 jornalistas, dos quais 50 permanecem na cadeia e 25 condenados. O acesso à Internet tem também sido restringido.

Dos protestos já resultaram mais de 750 mortos, grande parte civis, havendo atualmente cerca de 3600 detidos.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …