Myanmar. Jornalista japonês acusado pela Junta Militar de difundir notícias falsas

Kaung Zaw Hein / EPA

O jornalista japonês Yuki Kitazumi, detido em Myanmar há duas semanas, foi na segunda-feira acusado de difundir “notícias falsas”, informou a embaixada do Japão em Rangum, sendo o primeiro repórter estrangeiro formalmente processado pelas autoridades daquele país.

Como avançou esta terça-feira o Público, Kitazumi, dono da agência Yangon Media Professionals, publicava nas redes sociais e na imprensa japonesa artigos e vídeos sobre os protestos e os efeitos do golpe na população. Detido a 18 de abril, encontra-se na prisão de segurança máxima de Insein, onde está também a líder do país, Aung San Suu Kyi.

De acordo com o código penal do país, atualizado pela Junta Militar, são proibidas publicações que “causem medo” ou difundam “notícias falsas”, com o seu incumprimento podendo levar a uma pena de prisão máxima de três anos. O jornalista de 45 anos aguarda agora um julgamento, pelo que a sua detenção deverá prolongar-se.

A Associated Press noticiou que, pouco após a detenção, o ministro da Presidência do Japão, Katsunobu Kato, assegurou que continuará a pedir a libertação antecipada do jornalista, enquanto fará o “melhor para a proteção dos cidadãos japoneses naquele país”.

Desde o golpe de fevereiro, a liberdade de imprensa no país tem sido posta em causa, com o encerramento de órgãos independentes e a retirada de licenças. Ao todo, foram detidos 80 jornalistas, dos quais 50 permanecem na cadeia e 25 condenados. O acesso à Internet tem também sido restringido.

Dos protestos já resultaram mais de 750 mortos, grande parte civis, havendo atualmente cerca de 3600 detidos.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …