Myanmar. Jornalista japonês acusado pela Junta Militar de difundir notícias falsas

Kaung Zaw Hein / EPA

O jornalista japonês Yuki Kitazumi, detido em Myanmar há duas semanas, foi na segunda-feira acusado de difundir “notícias falsas”, informou a embaixada do Japão em Rangum, sendo o primeiro repórter estrangeiro formalmente processado pelas autoridades daquele país.

Como avançou esta terça-feira o Público, Kitazumi, dono da agência Yangon Media Professionals, publicava nas redes sociais e na imprensa japonesa artigos e vídeos sobre os protestos e os efeitos do golpe na população. Detido a 18 de abril, encontra-se na prisão de segurança máxima de Insein, onde está também a líder do país, Aung San Suu Kyi.

De acordo com o código penal do país, atualizado pela Junta Militar, são proibidas publicações que “causem medo” ou difundam “notícias falsas”, com o seu incumprimento podendo levar a uma pena de prisão máxima de três anos. O jornalista de 45 anos aguarda agora um julgamento, pelo que a sua detenção deverá prolongar-se.

A Associated Press noticiou que, pouco após a detenção, o ministro da Presidência do Japão, Katsunobu Kato, assegurou que continuará a pedir a libertação antecipada do jornalista, enquanto fará o “melhor para a proteção dos cidadãos japoneses naquele país”.

Desde o golpe de fevereiro, a liberdade de imprensa no país tem sido posta em causa, com o encerramento de órgãos independentes e a retirada de licenças. Ao todo, foram detidos 80 jornalistas, dos quais 50 permanecem na cadeia e 25 condenados. O acesso à Internet tem também sido restringido.

Dos protestos já resultaram mais de 750 mortos, grande parte civis, havendo atualmente cerca de 3600 detidos.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …

Com o sonho da Champions destruído, Real Madrid prepara revolução no plantel

O Real Madrid vai dar início a uma revolução de médio-longo prazo no plantel após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Real Madrid caiu aos pés do Chelsea nas meias-finais da Liga dos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: não há título para este Benfica-FC Porto

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/benfica-1-1-fc-porto-o-musical Vamos até 2020. Setembro. O campeonato começa, olhamos novamente para o calendário e verificamos que há um Benfica-FC Porto na 31.ª jornada. Ui. Este vai ser o jogo do título. Hum... Chegámos a maio e, …

No Nepal, há pacientes a ser tratados no chão dos hospitais (e fala-se em "catástrofe humana")

O Nepal está a lutar para conter uma explosão de casos de covid-19, à medida que aumentam os temores de que a situação no país seja tão má - se não pior - como na …

Botafogo recusou proposta de 23 milhões de um clube português por jovem de 17 anos

O Botafogo rejeitou uma proposta de 23 milhões de euros de um clube português por Matheus Nascimento, jovem avançado de 17 anos. A imprensa brasileira avança que um clube português, que não foi identificado, apresentou uma …