Museu da Electricidade recebe World Press Photo 2014

A exposição World Press Photo 2014 abriu esta quarta-feira ao público no Museu da Electricidade, em Lisboa, com as 53 fotos premiadas, captadas por outros tantos fotógrafos, oriundos de 25 países.

A mostra deste ano tem duas particularidades: os ingressos têm um custo de dois euros, revertendo a totalidade da receita para o projecto UMAD — Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio, da Fundação Gil, e as fotografias podem ser descarregadas para smartphones através da página oficial do World Press Photo na internet, uma funcionalidade a que acresce a possibilidade de ouvir o autor da imagem explicar as condições captou a imagem.

“Signal”, uma foto captada a 26 de Fevereiro de 2013 pelo fotógrafo norte-americano John Stanmeyer para a National Geographic na costa do Djibouti, com migrantes africanos a tentarem apanhar a rede de telemóvel da vizinha Somália foi a foto vencedora da edição deste ano do World Press Photo.

Esta foto venceu ainda o primeiro prémio na categoria de questões contemporâneas.

A exposição, que em Lisboa está patente até 24 de maio, irá percorrer 95 cidades de 54 países, disse a comissária da mostra, Femke van der Valk.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.