Mundo reage à morte de Fidel. Trump fê-lo em 18 caracteres

Alejandro Ernesto / EPA

Fidel Castro

Desde que foi conhecida a notícia da morte do antigo líder cubano, vários líderes mundiais reagiram. Uns com declarações mais sentidas, como foi o caso do vizinho venezuelano Nicolás Maduro, outros mais formais. Mas no geral com uma mensagem clara.

Já o presidente eleito norte-americano ganhou a tudo e todos, até agora. Donald Trump recorreu ao Twitter, a sua rede social de eleição e onde é bastante ativo, para deixar a seguinte mensagem:

“Fidel Castro está morto!”.

Só isto. A publicação foi feita esta tarde de sábado, depois de vários homólogos seus o terem feito.

Trump constatou um facto, ficou surpreendido, deixou uma mensagem subliminar, sentiu tristeza, sentiu alegria. Não se sabe ao certo. Mas conseguiu lançar a dúvida com apenas 18 caracteres (ponto de exclamação incluído).

Um feito mesmo para quem é um ‘campeão’ do Twitter, pelo menos em polémica (antes, durante e pós-campanha eleitoral).

Note-se que durante a campanha, o então candidato ameaçou recuar no acordo com Cuba, caso o país não permitisse liberdade religiosa e política. E Fidel – que preferia Hillary Clinton a Trump – propôs atribuir uma “medalha de barro” ao recém-presidente eleito dos EUA.

Isto já dois anos depois do reatar de relações entre os dois países, que estiveram em “guerra diplomática” desde 1961 – se bem que em 2014 os protagonistas foram outros: Barack Obama, antecessor de Trump, e Raúl Castro, irmão de Fidel.

(dr) Cuba Debate

Raúl Castro recebe Barack Obama em Havana, 21 de Março de 2016

Líderes mundiais lembram homem histórico

“Recordava o passado com uma vivacidade indiscutível. Eu não diria que, apesar da fragilidade física, um mês depois já não pertencesse ao mundo dos vivos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, relembrando o encontro que teve com aquele em Cuba, em outubro.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, recordou a amizade de Fidel Castro com o falecido presidente Hugo Chávez. “Os revolucionários do mundo têm que continuar o seu legado”, pediu.

“O povo chinês perdeu um camarada bom e sincero”, declarou Xi Jinping, líder da China, país que partilha os mesmos ideais comunistas.

“A Cuba livre e independente que criou ao lado dos correligionários converteu-se num membro influente da comunidade internacional e serviu de exemplo inspirador para muitos povos e países”, afirmou Vladimir Putin.

O Papa Francisco lamentou a morte de Fidel numa mensagem enviada ao seu irmão, o presidente Raúl Castro. “Expresso os meus sentimentos de pesar a vossa excelência e aos demais familiares do defunto dignitário, assim como ao governo e ao povo dessa amada nação. Ao mesmo tempo, rezo ao Senhor pelo seu descanso”.

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, mencionou o “encerrar de um capítulo da história”. Já o presidente da comissão Europeia Jean-Claude Juncker lembra que o “mundo perdeu um homem que era um herói para muitos”.

Alejandro Ernesto / EPA

Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20

Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20

O ainda secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou os avanços durante os anos de governo de Fidel e apelou para que a ilha “continue a avançar no caminho das reformas e para uma maior prosperidade”.

O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, disse que a morte de Fidel “marca o fim de uma era para Cuba e o começo de uma nova era para o povo de Cuba”.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, destaca “uma figura de importância histórica”.

François Hollande, presidente de França, indicou que Fidel “encarnou a Revolução Cubana, nas esperanças que suscitou e nas desilusões que provocou”.

“Soube representar para os cubanos o orgulho da rejeição do domínio estrangeiro”, continuou, referindo-se à Guerra Fria e insistindo que o embargo norte-americano “que penaliza Cuba possa ser definitivamente levantado”.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Anthony Fauci prevê "explosão" de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o …

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …