Mundo reage à morte de Fidel. Trump fê-lo em 18 caracteres

Alejandro Ernesto / EPA

Fidel Castro

Desde que foi conhecida a notícia da morte do antigo líder cubano, vários líderes mundiais reagiram. Uns com declarações mais sentidas, como foi o caso do vizinho venezuelano Nicolás Maduro, outros mais formais. Mas no geral com uma mensagem clara.

Já o presidente eleito norte-americano ganhou a tudo e todos, até agora. Donald Trump recorreu ao Twitter, a sua rede social de eleição e onde é bastante ativo, para deixar a seguinte mensagem:

“Fidel Castro está morto!”.

Só isto. A publicação foi feita esta tarde de sábado, depois de vários homólogos seus o terem feito.

Trump constatou um facto, ficou surpreendido, deixou uma mensagem subliminar, sentiu tristeza, sentiu alegria. Não se sabe ao certo. Mas conseguiu lançar a dúvida com apenas 18 caracteres (ponto de exclamação incluído).

Um feito mesmo para quem é um ‘campeão’ do Twitter, pelo menos em polémica (antes, durante e pós-campanha eleitoral).

Note-se que durante a campanha, o então candidato ameaçou recuar no acordo com Cuba, caso o país não permitisse liberdade religiosa e política. E Fidel – que preferia Hillary Clinton a Trump – propôs atribuir uma “medalha de barro” ao recém-presidente eleito dos EUA.

Isto já dois anos depois do reatar de relações entre os dois países, que estiveram em “guerra diplomática” desde 1961 – se bem que em 2014 os protagonistas foram outros: Barack Obama, antecessor de Trump, e Raúl Castro, irmão de Fidel.

(dr) Cuba Debate

Raúl Castro recebe Barack Obama em Havana, 21 de Março de 2016

Líderes mundiais lembram homem histórico

“Recordava o passado com uma vivacidade indiscutível. Eu não diria que, apesar da fragilidade física, um mês depois já não pertencesse ao mundo dos vivos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, relembrando o encontro que teve com aquele em Cuba, em outubro.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, recordou a amizade de Fidel Castro com o falecido presidente Hugo Chávez. “Os revolucionários do mundo têm que continuar o seu legado”, pediu.

“O povo chinês perdeu um camarada bom e sincero”, declarou Xi Jinping, líder da China, país que partilha os mesmos ideais comunistas.

“A Cuba livre e independente que criou ao lado dos correligionários converteu-se num membro influente da comunidade internacional e serviu de exemplo inspirador para muitos povos e países”, afirmou Vladimir Putin.

O Papa Francisco lamentou a morte de Fidel numa mensagem enviada ao seu irmão, o presidente Raúl Castro. “Expresso os meus sentimentos de pesar a vossa excelência e aos demais familiares do defunto dignitário, assim como ao governo e ao povo dessa amada nação. Ao mesmo tempo, rezo ao Senhor pelo seu descanso”.

Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, mencionou o “encerrar de um capítulo da história”. Já o presidente da comissão Europeia Jean-Claude Juncker lembra que o “mundo perdeu um homem que era um herói para muitos”.

Alejandro Ernesto / EPA

Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20

Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20

O ainda secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou os avanços durante os anos de governo de Fidel e apelou para que a ilha “continue a avançar no caminho das reformas e para uma maior prosperidade”.

O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, disse que a morte de Fidel “marca o fim de uma era para Cuba e o começo de uma nova era para o povo de Cuba”.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, destaca “uma figura de importância histórica”.

François Hollande, presidente de França, indicou que Fidel “encarnou a Revolução Cubana, nas esperanças que suscitou e nas desilusões que provocou”.

“Soube representar para os cubanos o orgulho da rejeição do domínio estrangeiro”, continuou, referindo-se à Guerra Fria e insistindo que o embargo norte-americano “que penaliza Cuba possa ser definitivamente levantado”.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …