Descobertas múmias pré-Incas do Império Huari com “cabeças falsas”

Programa de Arqueologia da PUCP

A descoberta dá mais pistas sobre as práticas religiosas e culturais do Império que existiu na América Latina entre 800 e 1100.

Arqueólogos no Peru fizeram uma descoberta revolucionária, desenterrando os restos de pelo menos 73 indivíduos da cultura Huari, uma civilização que antecedeu o Império Inca. Esta descoberta significativa no sítio arqueológico de Pachacámac, perto de Lima, remonta a há cerca de 1000 anos, oferecendo novas percepções sobre a era pré-incaica na América do Sul ocidental.

Cada um dos corpos descobertos foi meticulosamente envolto em tecido, alguns vibrantes e coloridos, e seguros com corda. Curiosamente, várias das ossadas masculinas e femininas estavam adornadas com máscaras feitas de madeira esculpida e cerâmica, conhecidas como “cabeças falsas“. Além disso, os túmulos continham cerâmicas coloridas, enfatizando ainda mais a proeza artística da cultura Huari, relata o Live Science.

Os Huari, que existiram entre 800 e 1100, eram um império conhecido pelas suas realizações artísticas, incluindo múmias bem preservadas, cerâmicas intrincadas e tecidos. As suas práticas também incluíam sacrifícios humanos e o uso de alucinógenos em rituais religiosos. Esta descoberta em Pachacámac, situada perto do Templo Pintado dos Huari, oferece uma compreensão mais profunda sobre as suas práticas culturais e religiosas.

Numa adição notável ao achado, os arqueólogos desenterraram dois bastões de madeira perto do cemitério, num depósito de conchas de “ostra espinhosa” importadas do que é agora o Equador.

Os bastões, com iconografia esculpida, indicam que o povo Wari poderia ter tido contacto com o reino de Tiwanaku, ao sul do Império Huari. As esculturas representam dignitários em cocares semelhantes aos usados no reino de Tiwanaku, sugerindo uma troca ou influência cultural entre estas civilizações antigas.

As escavações e análises em andamento em Pachacámac prometem revelar mais sobre o modo de vida dos Huari. O local, denominado “aquele que dá vida à Terra” na língua Quechua, era inicialmente um assentamento modesto durante o Império Wari, mas mais tarde tornou-se um importante centro religioso durante a era Inca no século XV.

Esta descoberta não só enriquece nossa compreensão da civilização Huari, mas também fornece um contexto mais amplo para os desenvolvimentos culturais e religiosos na região antes do surgimento do Império Inca.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.