/

Descoberta uma rara múmia intacta dentro de um “caixão” de algodão

Uma equipa de arqueólogos belgas encontrou, no Peru, uma múmia de cerca de 1.000 anos de idade dentro de uma espécie de caixão vertical feito de algodão. A descoberta foi realizada em Pachacamac, um sítio arqueológico costeiro perto de Lima.

Este achado arqueológico efectuado por investigadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, está associada à cultura Ichma que existiu na costa central do Peru entre 900 e 1470 depois de Cristo, de acordo com o comunicado divulgado.

“O defunto ainda está embalado no enorme pacote funerário que lhe serve de caixão”, salienta o director das escavações, Peter Eeckhout.

“Acreditamos que o enterro tenha tido lugar entre os anos 1.000 a 1.200 da nossa era”, explica também Eeckhout, notando que “as descobertas desta natureza são raríssimas” e que “o estado de conservação é excepcional”.

Em sítios arqueológicos vizinhos foram descobertos corpos envoltos de forma similar e enterrados de cócoras, mas também foram encontrados em posição fetal.

A equipa de investigadores planeia agora estudar o conteúdo do “caixão” recorrendo às “mais modernas técnicas de imagiologia médica“, nomeadamente a métodos como raios X, tomografia axial, reconstrução tridimensional e outras técnicas não invasivas, explica-se no comunicado referido.

A intenção dos arqueólogos é descobrir, nomeadamente, “eventuais patologias”, bem como “oferendas escondidas no caixão”, sem danificar a múmia.

Na mesma câmara funerária do santuário onde foi encontrada a múmia, foram descobertas oferendas como vasos, cães e outros animais, e também conchas do Equador.

“Estas descobertas confirmam o papel de Pachacamac como local de culto para as antigas populações locais, antes de os Incas transformarem o sítio no grande centro de peregrinação imperial no final do Século XV”, explicam os investigadores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.