Descoberta uma rara múmia intacta dentro de um “caixão” de algodão

Uma equipa de arqueólogos belgas encontrou, no Peru, uma múmia de cerca de 1.000 anos de idade dentro de uma espécie de caixão vertical feito de algodão. A descoberta foi realizada em Pachacamac, um sítio arqueológico costeiro perto de Lima.

Este achado arqueológico efectuado por investigadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, está associada à cultura Ichma que existiu na costa central do Peru entre 900 e 1470 depois de Cristo, de acordo com o comunicado divulgado.

“O defunto ainda está embalado no enorme pacote funerário que lhe serve de caixão”, salienta o director das escavações, Peter Eeckhout.

“Acreditamos que o enterro tenha tido lugar entre os anos 1.000 a 1.200 da nossa era”, explica também Eeckhout, notando que “as descobertas desta natureza são raríssimas” e que “o estado de conservação é excepcional”.

Em sítios arqueológicos vizinhos foram descobertos corpos envoltos de forma similar e enterrados de cócoras, mas também foram encontrados em posição fetal.

A equipa de investigadores planeia agora estudar o conteúdo do “caixão” recorrendo às “mais modernas técnicas de imagiologia médica“, nomeadamente a métodos como raios X, tomografia axial, reconstrução tridimensional e outras técnicas não invasivas, explica-se no comunicado referido.

A intenção dos arqueólogos é descobrir, nomeadamente, “eventuais patologias”, bem como “oferendas escondidas no caixão”, sem danificar a múmia.

Na mesma câmara funerária do santuário onde foi encontrada a múmia, foram descobertas oferendas como vasos, cães e outros animais, e também conchas do Equador.

“Estas descobertas confirmam o papel de Pachacamac como local de culto para as antigas populações locais, antes de os Incas transformarem o sítio no grande centro de peregrinação imperial no final do Século XV”, explicam os investigadores.

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …