Caso “extremamente raro”. Mulher dá à luz gémeos de pais diferentes

2

Um caso “extremamente raro” ocorreu no Brasil, mais propriamente em Goiás: uma jovem de 19 anos engravidou de dois homens no mesmo dia, acabando por gerar gémeos de pais diferentes.

De acordo com o G1, o pai que perfilhou as crianças resolveu fazer um teste de ADN porque, na sua família, não havia historial de gémeos. Ao receber os resultados, o jovem de 22 anos descobriu que só era pai de um dos gémeos.

Ao canal brasileiro, o homem disse que cuidará de ambas as crianças pois estas “não têm culpa”, relatando que teve um relacionamento com a mãe dos gémeos durante oito meses, mas que agora já não estão juntos. O jovem fica com os filhos, atualmente com um ano e quatro meses, durante os fins de semana.

O outro pai biológico não quis assumir a paternidade.

“Lembrei-me que tinha tido sexo com outro homem e pedi-lhe para fazer o teste, que deu positivo”, contou a mãe dos gémeos aos noticiários locais, sob anonimato. “Fiquei surpreendida com os resultados. Não sabia que isto podia acontecer, os bebés são muito parecidos”.

Segundo disse ao G1 Túlio Jorge Franco, médico que acompanhou a jovem durante a gravidez, o caso está a ser estudado por ser “extremamente raro”. “Acontece uma vez num milhão. Nunca imaginei que veria um caso desses na minha vida”, referiu.

“É possível acontecer quando dois óvulos da mesma mãe são fertilizados por homens diferentes”, continuou, acrescentando: “os bebés partilham o material genético da mãe, mas crescem em placentas diferentes”.

Trata-se de uma superfecundação heteroparental, que ocorre quando dois óvulos são libertados durante o mesmo ciclo menstrual. Quando acontece, é possível que cada óvulo possa ser fertilizado durante dois atos sexuais isolados.

Segundo o Firstpost, a superfecundação heteroparental ocorre mais frequentemente noutros animais, como cães e gatos, sendo uma tática utilizada pelas fêmeas para aumentar a probabilidade de conceberem múltiplos descendentes.

Uma situação semelhante ocorreu em 2015, quando um homem de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), foi informado de que só tinha de pagar a pensão de alimentos a uma das gémeas, visto que só uma era filha biológica. Segundo a CNN, no período de uma semana, a mãe tinha tido relações sexuais com dois homens diferentes.

Como explicou Keith Eddleman, diretor de obstetrícia do Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque, em alguns casos, uma mulher pode dar à luz a gémeos de raças diferentes. “É mais comum do que pensamos. Em muitas situações, nunca se saberia porque não há razão para fazer um teste de paternidade em gémeos”.

ZAP //

2 Comments

  1. Imagino a maluqueira e a “#rodagem” da dita jovem. A fulana deve ser muita dada a ramboias das valentes! Depois chegam aos 30 parecem mais velhas que uma mulher decente de 60!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.