Mulher acusada de lavagem de dinheiro com bitcoins para apoiar Estado Islâmico

Uma moradora da cidade de Long Island, no estado de Nova Iorque, foi esta quinta-feira formalmente acusada num tribunal federal de lavagem de dinheiro com bitcoins e outras criptomoedas para financiar o Estado Islâmico.

Zoobia Shanaz, de 27 anos, foi detida na quarta-feira e em breve prestará depoimento à juíza Kathleen Tomlinson para a leitura formal das cinco acusações que recebeu. A pena máxima, neste caso, é de 30 anos de prisão.

Segundo um comunicado da promotoria federal do distrito leste de Nova Iorque, a mulher supostamente fraudou várias instituições financeiras em mais de 85 mil dólares (cerca de 72 mil euros) e converteu a quantia em bitcoins e outras criptomoedas.

Posteriormente, segundo a acusação apresentada pelos promotores do caso, Shanaz lavou o dinheiro e transferiu para fora do país para apoiar o Estado Islâmico.

O crime aconteceu entre março e julho, quando a acusada obteve um crédito bancário de 22,5 mil dólares (19 mil euros) e pediu cartões de crédito com os quais comprou 62 mil dólares (52 mil euros) em várias criptomoedas.

De acordo com a promotoria, a mulher fez então várias transferências que totalizavam 150 mil dólares (cerca de 127 mil euros) a pessoas e empresas com sede no Paquistão, na China e na Turquia que tinham como destino final “beneficiar o Estado Islâmico”.

Shahnaz, de nacionalidade americana, tentou deixar o país a partir do aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, com destino à Síria, mas acabou detida.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.