Mulher acusada de lavagem de dinheiro com bitcoins para apoiar Estado Islâmico

Uma moradora da cidade de Long Island, no estado de Nova Iorque, foi esta quinta-feira formalmente acusada num tribunal federal de lavagem de dinheiro com bitcoins e outras criptomoedas para financiar o Estado Islâmico.

Zoobia Shanaz, de 27 anos, foi detida na quarta-feira e em breve prestará depoimento à juíza Kathleen Tomlinson para a leitura formal das cinco acusações que recebeu. A pena máxima, neste caso, é de 30 anos de prisão.

Segundo um comunicado da promotoria federal do distrito leste de Nova Iorque, a mulher supostamente fraudou várias instituições financeiras em mais de 85 mil dólares (cerca de 72 mil euros) e converteu a quantia em bitcoins e outras criptomoedas.

Posteriormente, segundo a acusação apresentada pelos promotores do caso, Shanaz lavou o dinheiro e transferiu para fora do país para apoiar o Estado Islâmico.

O crime aconteceu entre março e julho, quando a acusada obteve um crédito bancário de 22,5 mil dólares (19 mil euros) e pediu cartões de crédito com os quais comprou 62 mil dólares (52 mil euros) em várias criptomoedas.

De acordo com a promotoria, a mulher fez então várias transferências que totalizavam 150 mil dólares (cerca de 127 mil euros) a pessoas e empresas com sede no Paquistão, na China e na Turquia que tinham como destino final “beneficiar o Estado Islâmico”.

Shahnaz, de nacionalidade americana, tentou deixar o país a partir do aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, com destino à Síria, mas acabou detida.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …

Violência leva a mais violência, alerta chefe do Governo de Hong Kong

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a “extensa violência” que marcou o dia de greve na cidade, realçando que esta “não resolverá nada” nem fará o Governo ceder aos “apelos políticos” dos manifestantes. Carrie …