Morte “acidental” de jovem em centro para menores em Espanha provoca indignação

El País

Um vídeo sobre a morte “acidental”, no ano passado, de um jovem marroquino num centro de internamento no sul de Espanha está a provocar indignação no país. O Ministério Público já pediu a reabertura do processo.

Segundo a agência francesa AFP, o “vídeo perturbador” também levou a que se pedisse a proibição do método utilizado para imobilizar e amarrar Iliass Tahiri à sua cama.

O jovem, de 18 anos, morreu em 01 de julho de 2019 no centro de internamento de menores de Tierras de Oria, no sul da Andaluzia, onde esteve detido durante dois meses.

Em janeiro, um juiz de instrução arquivou o processo, concluindo que a sua morte foi “acidental”, mas as imagens de videovigilância, publicadas no início de junho pelo El País, não mostraram qualquer resistência violenta do rapaz que pudesse justificar a “contenção mecânica” utilizada contra ele.

A técnica utilizada, que consiste em amarrar alguém a uma cama para que não se possa magoar a si próprio, ou a outros, só pode ser usada se a pessoa estiver agitada ou agressiva, segundo a AFP.

Nas imagens, cuja autenticidade foi confirmada à AFP por uma porta-voz da Ginso, a entidade que dirige o centro, podem ver-se funcionários a colocar de forma energética o jovem de barriga para baixo.

Seis pessoas são usadas para o imobilizar e uma delas ajoelha-se na parte inferior das costas do rapaz para apertar uma correia à volta da sua cintura, antes de se dar conta de que este já não respira.

Alguns dias depois da difusão destas imagens, um defensor dos direitos apelou à proibição desta prática nos centros para jovens e, a 18 de junho, o Ministério Público de Almeria solicitou a reabertura do inquérito sobre a morte.

Se virem o vídeo, nunca vão chegar à conclusão de que foi acidental, como disse o juiz”, declarou à AFP um dos irmãos de Iliass, Anass Tahiri, de 22 anos, acrescentando que “este vídeo mostra como o mataram, é um assassínio”.

As filmagens já estavam a circular fora de Espanha, numa altura em que se multiplicavam os protestos em todo o mundo para condenar a morte, em maio, nos Estados Unidos, de um homem de raça negra, George Floyd, por um polícia branco ajoelhado no seu pescoço.

Francisco Fernandez Marugan, ativista de defensor dos direitos humanos, apela ao Governo para que altere a lei. “É necessária uma decisão rápida e radical para acabar, de uma vez por todas, com o uso de contenção mecânica” e “mais ninguém deve morrer em Espanha nestas circunstâncias”.

O Ministério Público de Almeria também ordenou a suspensão “imediata” desta prática nos centros geridos por Ginso. A associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a integração social de menores e jovens em conflitos sociais e grupos em risco de exclusão, foi criada em 2001.

A organização faz a gestão de Centros de Internamento de Menores Infratores e afirma que desenvolve “modelos de intervenção baseados na inovação e qualidade dos serviços”, de forma a garantir a sua adequada reinserção social.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …