Morreu a ursa Basi, o panda mais velho do mundo

Miranda Young / EPA

O panda gigante mais velho do mundo em cativeiro morreu na China, aos 37 anos, o que equivale a mais de um século para os humanos, anunciaram, esta quinta-feira, os tratadores durante uma cerimónia de despedida.

A fêmea “Basi” terá vivido bastante mais tempo do que os congéneres, já que estes ursos têm uma esperança média de vida de cerca de 20 anos. Em cativeiro podem viver mais tempo.

“Basi” era uma estrela na China, onde cada um dos seus aniversários era festejado com pompa em frente às câmaras e com um enorme bolo, adaptado ao tamanho da ursa. Na década de 90, também serviu de inspiração a Pan Pan, a mascote dos Jogos Asiáticos realizados em Pequim.

A televisão pública chinesa transmitiu, em direto, a cerimónia fúnebre organizada em honra do mamífero no zoológico onde Basi vivia, no sudeste da China.

“Anunciamos que a panda Basi morreu a 13 de setembro de 2017, com 37 anos”, indicou o centro de investigação e troca sobre pandas gigantes de Fuzhou, na província de Fujian.

O diretor do centro de investigação, Chen Yucun, explicou que “Basi” morreu por múltiplas doenças que a afetavam desde junho passado, entre elas cirrose e problemas renais.

“O corpo vai ser exposto no Museu de Basi, que está a ser construído para que as pessoas se lembrem sempre dela e partilhem o espírito do desenvolvimento em harmonia entre os seres humanos e a natureza”, afirmou Chen.

“Basi” nasceu selvagem, mas foi socorrida muito jovem, quando caiu a um rio no sudoeste da China. Vivia desde então em cativeiro.

A ursa viveu uma vez no estrangeiro, quando foi emprestada, durante seis meses, a um zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, em 1987.

Em agosto, o Livro Guinness dos Recordes confirmou que era a panda mais velha do mundo a viver em cativeiro.

Menos de dois mil pandas gigantes vivem em liberdade, ameaçados pelo desaparecimento drástico do seu habitat durante o último meio século.

A China desenvolveu importantes meios para preservar a espécie e habitat, o que levou a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) a retirar, em 2016, o panda gigante da lista das espécies mais ameaçadas de extinção.

ZAP // Lusa / EFE

PARTILHAR

RESPONDER

O café faz bem aos olhos

Dois ou três cafés por dia protegem as células da retina. Esta é a conclusão de um estudo realizado por investigadores das universidades de Coimbra e de Bona, na Alemanha. Numa nota enviada esta segunda-feira à …

Estoril-FC Porto interrompido ao intervalo após problemas com bancada

A segunda parte do jogo Estoril-FC Porto, da 18.ª jornada da Liga de futebol, foi suspensa ao intervalo, depois de adeptos dos 'dragões' terem entrado no relvado devido a um problema estrutural numa das bancadas. Segundo …

Dolores O'Riordan. Calou-se uma das grandes vozes irlandesas

A morte da cantora Dolores O'Riordan, vocalista da banda irlandesa The Cranberries, cala uma das vozes mais caterísticas das últimas décadas, inconfundível em clássicos como "Zombie", "Dreams" e "Linger". A artista morreu nesta segunda-feira de forma …

Trabalhadores do Infarmed assinalam aniversário vestidos de luto contra ida para o Porto

Dezenas de trabalhadores do Infarmed assistiram, esta segunda-feira, às cerimónias do seu 25.º aniversário vestidos de negro, em protesto contra a anunciada deslocalização para o Porto, manifestando-se dispostos a provar que a medida é um …

Jardim zoológico sueco matou 9 crias de leão por falta de espaço

Em cinco anos, um jardim zoológico na Suécia matou nove crias de leão por falta de espaço. O jardim zoológico de Boras, na Suécia matou nos últimos anos nove leões bebés saudáveis, por falta de espaço …

Guardia Civil quis investigar Messi, mas Tribunal de Barcelona não deixou

A Guardia Civil espanhola pretendia investigar Lionel Messi por eventuais crimes de fuga ao Fisco e de branqueamento de capitais, mas o Tribunal de Instrução de Barcelona não o permitiu. A notícia é avançada pelo jornal …

UKIP suspende namorada do líder por comentários racistas sobre Meghan Markle

O partido eurocético britânico UKIP anunciou a suspensão de Jo Marney, namorada do seu líder, por comentários racistas sobre a noiva do príncipe William, em mensagens para uma amiga publicadas por um tablóide. O líder do …

Costa acredita que entendimento com Rui Rio será melhor do que com Passos Coelho

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS disse, esta segunda-feira, que "não será seguramente difícil de ser melhor" o entendimento com o futuro líder do PSD, Rui Rio, do que com o atual líder social-democrata, Passos …

Sindicato pede intervenção de Marcelo no caso do diretor de Otorrinolaringologia do Santa Maria

O sindicato dos Médicos da Zona Sul pediu a intervenção do Presidente da República no caso do diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, acusado de irregularidades e perseguição. Numa carta enviada …

A partir de hoje, Ryanair só permite uma mala na cabine

Esta segunda-feira, a Ryanair irá implementar as novas regras de bagagem de cabine. A maior alteração impede que passageiros sem embarque prioritário levem malas na cabine. A nova política de bagagem da Ryanair entra em vigor …