Morreu a ursa Basi, o panda mais velho do mundo

Miranda Young / EPA

O panda gigante mais velho do mundo em cativeiro morreu na China, aos 37 anos, o que equivale a mais de um século para os humanos, anunciaram, esta quinta-feira, os tratadores durante uma cerimónia de despedida.

A fêmea “Basi” terá vivido bastante mais tempo do que os congéneres, já que estes ursos têm uma esperança média de vida de cerca de 20 anos. Em cativeiro podem viver mais tempo.

“Basi” era uma estrela na China, onde cada um dos seus aniversários era festejado com pompa em frente às câmaras e com um enorme bolo, adaptado ao tamanho da ursa. Na década de 90, também serviu de inspiração a Pan Pan, a mascote dos Jogos Asiáticos realizados em Pequim.

A televisão pública chinesa transmitiu, em direto, a cerimónia fúnebre organizada em honra do mamífero no zoológico onde Basi vivia, no sudeste da China.

“Anunciamos que a panda Basi morreu a 13 de setembro de 2017, com 37 anos”, indicou o centro de investigação e troca sobre pandas gigantes de Fuzhou, na província de Fujian.

O diretor do centro de investigação, Chen Yucun, explicou que “Basi” morreu por múltiplas doenças que a afetavam desde junho passado, entre elas cirrose e problemas renais.

“O corpo vai ser exposto no Museu de Basi, que está a ser construído para que as pessoas se lembrem sempre dela e partilhem o espírito do desenvolvimento em harmonia entre os seres humanos e a natureza”, afirmou Chen.

“Basi” nasceu selvagem, mas foi socorrida muito jovem, quando caiu a um rio no sudoeste da China. Vivia desde então em cativeiro.

A ursa viveu uma vez no estrangeiro, quando foi emprestada, durante seis meses, a um zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, em 1987.

Em agosto, o Livro Guinness dos Recordes confirmou que era a panda mais velha do mundo a viver em cativeiro.

Menos de dois mil pandas gigantes vivem em liberdade, ameaçados pelo desaparecimento drástico do seu habitat durante o último meio século.

A China desenvolveu importantes meios para preservar a espécie e habitat, o que levou a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) a retirar, em 2016, o panda gigante da lista das espécies mais ameaçadas de extinção.

ZAP // Lusa / EFE

RESPONDER

Vem aí um reboot de ‘Sabrina, A Bruxinha Adolescente’

Ainda se lembra de Sabrina: A Bruxinha Adolescente, série mítica do início de noite da RTP2? Parece que a personagem vai voltar, mas para uma versão em que a bruxaria e o terror vão ter mais peso …

Macron sofre primeira derrota eleitoral

O presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu este domingo o seu primeiro revés eleitoral, num dia em que a Câmara Alta do parlamento foi parcialmente renovada e onde a direita reforçou a sua maioria. Segundo os resultados …

Teólogos conservadores acusam o Papa de heresia e enviam "correção filial"

Um grupo de teólogos, sacerdotes e académicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma "correção filial" - algo que não acontecia há 700 anos. Seis dezenas de …

Marcelo ficou preocupado com relatório das secretas (mas já não está)

O Presidente da República confessou ter ficado com "uma preocupação legítima" com o relatório noticiado no sábado atribuído aos serviços de informações militares, mas que, depois das explicações, "deixou de ter razão de ser". "Aquilo que …

Caçador de tesouros encontra vestígios de bomba atómica nazi (e não diz onde)

Bernd Thaelmann, um 'caçador de tesouros' alemão de 64 anos, encontrou na cidade de Oranienburg, no nordeste da Alemanha, um pedaço de material radioactivo supostamente usado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial para fazer …

Merkel vence sem maioria. Extrema-direita promete "mudar o país"

A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas de hoje com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela …

Retrato perdido de Rubens "descoberto" em Glasgow após 400 anos

Uma pintura do artista flamengo Peter Paul Rubens que retrata o duque de Buckingham, dada como 'perdida', foi redescoberta em Glasgow, na Escócia, quase 400 anos depois, segundo a britânica BBC. A obra, com data do …

Morreu D. Manuel Martins, o "bispo vermelho"

Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje, aos 90 anos, informou a Diocese de Setúbal. Um comunicado da Diocese de Setúbal informou que Manuel Martins “faleceu hoje, às 14h05, acompanhado dos seus …

Cientistas desligam autofagia dos neurónios e aumentam longevidade em 50%

Aumentar a esperança de vida actual em 50%? Sim, aparentemente isso é possível, concluiu uma equipa de cientistas alemães. Investigadores do Instituto de Biologia Molecular de Mainz, na Alemanha, acabam de anunciar uma importante  descoberta …

Cristas diz que ministro da Defesa “se calhar também não existe”

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que além de um furto a Tancos e um relatório que "se calhar" não existem, também o ministro da Defesa "ainda não compreendeu que já não existe". "Já …