Morreu Tina Turner, a Rainha do Rock ‘n’ Roll

2

Morreu esta quarta-feira a cantora norte-americana Tina Turner, aos 83 anos. A notícia foi avançada por um representante da artista.

A Rainha do Rock ‘n’ Roll, Tina Turner, morreu “pacificamente”, na sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, Suíça, na sequência de doença prolongada. “O mundo perdeu uma lenda da música”, diz o representante da cantora, citado pela Sky News.

A cantora, dançarina e atriz nascida nos Estados Unidos, em 1939, ganhou relevo como vocalista da Ike & Tina Turner Revue, antes de lançar uma carreira de sucesso como artista solo.

Em 2013, Turner renunciou à cidadania norte-americana, tornado-se cidadã da Suíça — país onde vivia desde 1995.

A artista atingiu o auge da sua carreira na década de 1980. Em 1984, lançou o álbum Private Dancer, com o conhecido tema “What’s Love Got to Do with It”, que ganhou o Grammy de Gravação do Ano e se tornou seu primeiro e único número 1 na Billboard.

Aos 44 anos, tornou-se a artista solo feminina mais velha a liderar o Hot 100. Entre os seus maiores sucessos contam-se “Better Be Good to Me”, “Private Dancer”, “We Don’t Need Another Hero”, “Typical Male”, “The Best”, “I Don’t Wanna Fight”, e “Golden Eye”.

Em 1988 entrou para o Guiness Book of Records, o livro dos recordes, com o maior espetáculo alguma vez realizado por uma cantora a solo. A artista juntou 182 mil pessoas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para assistir ao seu concerto.

Também com passagem pelo cinema, Turner atuou nos filmes Tommy (1975), Mad Max Beyond Thunderdome (1985) e Last Action Hero (1993).

Com mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo, a revista Rolling Stone classificou-a entre os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos e os 100 Maiores Cantores de Todos os Tempos.

Em 2018, Tina revelou no seu livro de memórias “My Love Story” que enfrentou diversas vezes doenças que a colocaram em risco de vida.

Três semanas após o seu casamento com Erwin Bach, em 2013, sofreu um derrame cerebral e teve que aprender a andar novamente. Em 2016, foi diagnosticada com cancro intestinal.

A cantora optou por tratamentos à base de medicamentos homeopáticos para tratar a sua hipertensão — que resultaram em danos aos rins e insuficiência renal. Com poucas hipóteses de receber um transplante de rim, chegou a considerar o suicídio assistido, mas acabou por receber um transplante renal em 2017.

ZAP //

2 Comments

  1. Não deixa de ser curioso o comentário aos supostos efeitos secundários da homeopatia. Segundo a medicina convencional, a que trata os sintomas e cronifica as doenças, a homeopatia “não faz nada” já que “não é mais do que água”. Atendendo às reiteradas recomendações que qualquer médico nos faz de beber muita água (alguns quantificam: 1,5 litros ao dia) parece pouco provável o que se afirma.
    Podia desenvolver este assunto a trazer outros à baila, mas o respeito pela senhora inibe-me de tal.
    que descanse em paz, que fez grande serviço à Música e não só.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.