Stephen Wilhite, um dos inventores do GIF, morreu na semana passada com covid-19, aos 74 anos de idade, segundo a sua esposa, Kathaleen.
Wilhite estava rodeado pela sua família quando faleceu e na sua página de obituário lê-se que “mesmo com todas as suas realizações, permaneceu um homem muito humilde, bondoso, e bom”, segundo o The Verge.
Stephen Wilhite trabalhou no GIF, ou Graphics Interchange Format, que é agora utilizado para reações, mensagens, e brincadeiras, enquanto trabalhava na CompuServe, nos anos 80.
Reformou-se por volta do início dos anos 2000 e passou o seu tempo a viajar, acampar, e construir comboios modelo na sua cave.
Embora os GIFs sejam hoje em dia um sinónimo de “memes” animados na Internet, essa não foi a razão pela qual Wilhite criou o formato.
A CompuServe introduziu-os no final dos anos 80 como uma forma de distribuir “gráficos de alta qualidade e alta resolução” a cores, numa altura em que a velocidade da Internet era fraca, em comparação ao que é hoje.
“Ele inventou o GIF sozinho — na verdade, fê-lo em casa e levou-o para o trabalho depois de o ter aperfeiçoado”, contou Kathaleen. “Ele descobria tudo em privado na sua cabeça e depois ia à cidade programar no computador”.
Embora a pronúncia correta do formato da imagem seja bastante debatida, Wilhite foi muito claro sobre a forma como pretendia que fosse dito.
“O Oxford English Dictionary aceita ambas as pronúncias. Estão erradas. É um ‘G’ suave, pronunciado ‘jif’. Fim da história”, disse ao The New York Times em 2013.
Wilhite explicou a pronúncia correta da palavra ao aceitar um Webby Lifetime Achievement Award pela invenção do GIF, na qual utilizou uma animação para fazer o seu discurso de aceitação.
“Após 25 anos, finalmente honraram esse feito que ele fez”, disse Kathaleen, acrescentando que a criação do GIF era aquilo de que ele mais se orgulhava.
Várias mensagens de antigos colegas na sua página de obituário disseram que Stephen também fez outras contribuições importantes durante o seu tempo na CompuServe, descrevendo um trabalhador esforçado que teve uma grande influência no sucesso da empresa.
Depois de Stephen se ter reformado, o casal aproveitou para viajar. Kathaleen disse que uma das viagens mais memoráveis foi a sua lua-de-mel, quando visitaram o Grand Canyon.
“Nunca o tinha visto antes, e ele queria mostrar-mo”, contou Kathaleen. O casal também ia acampar “a toda a hora”, segundo ela.
Enquanto estava em casa, gostava de trabalhar num conjunto de modelos de comboio. “Quando mandámos construir a casa, tínhamos na realidade uma secção inteira na cave para a sua sala de comboios. Ele fazia sempre os desenhos e o trabalho elétrico para a disposição”, disse Kathaleen.
Na entrevista ao The New York Times, Wilhite disse que um dos seus GIFs favoritos era o de um bebé dançante, que se tornou viral antes dos termos “memes” e “viral” serem sequer utilizados.
Stephen Wilhite criou o formato de imagem que tornou suportável o download de imagens a cores por dial-up, antes de se tornar numa das próprias línguagens da Internet.