/

Morreu Richard Chamberlain

NBC

Richard Chamberlain em “Shogun” (1980)

O ator Richard Chamberlain, herói da série televisiva “Dr. Kildare” e protagonista de “Shogun”, morreu este sábado em Waimanalo, no Havai, aos 90 anos, devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral.

Morreu este sábado à noite, a dois dias de completar 91 anos, o ator norte-americano Richard Chamberlain.

“O nosso querido Richard está agora com os anjos. É livre e está a voar para junto dos entes queridos que nos precederam. Fomos muito abençoados por termos conhecido uma alma tão maravilhosa e amorosa”, disse Martin Rabbett, o seu companheiro de toda a vida, em declaração citada pelo The Guardian.

“O amor nunca morre. E o nosso amor está sob as suas asas, elevando-o para a sua próxima grande aventura”, acrescenta a nota de Rabbett.

Alto, com bom aspeto clássico e estilo romântico, Chamberlain tornou-se um favorito instantâneo das raparigas adolescentes como o médico compassivo da série televisiva “Dr. Kildare”, que esteve no ar de 1961 a 1966.

A revista Photoplay nomeou-o a estrela masculina mais popular durante três anos consecutivos, de 1963 a 1965.

Ficou conhecido como o “rei das mini-séries televisivas” em 1978, quando interpretou o papel principal em “Centennial”, uma produção com 24 horas de duração e baseada no extenso romance de James Michener.

Em 1980 participou, ao lado de Toshiro Mifune, em “Shogun”, outra mini-série de grande projeção e orçamento, baseada na obra de época de James Clavell sobre um visitante americano no Japão — recentemente re-imaginada numa produção do DiIsney+.

Obteve o seu maior sucesso em minisséries em 1983 com outro drama de longa duração, “The Thorn Birds” (Pássaros Feridos), baseado no ‘best-seller’ de Colleen McCullough.

Interpretou o padre Ralph de “Bricassart”, um padre católico romano na Austrália que se apaixona pela bela Meggie Cleary (Rachel Ward). A produção da ABC, também protagonizada por Barbara Stanwyck, atraiu 100 milhões de espetadores.

Chamberlain ganhou Globos de Ouro pelo seu trabalho em “Shogun”, “The Thorn Birds” e “Dr. Kildare”. “Kildare” baseava-se numa série de filmes de sucesso dos anos 30 e 40, com Lew Ayres no papel principal.

Quando o público começou a perder o interesse pelas mini-séries, Chamberlain voltou-se para o teatro, onde exibiu uma excelente voz de cantor. Apareceu como Henry Higgins na adaptação de “My Fair Lady” na Broadway em 1994 e como capitão Von Trapp de “The Sound of Music”, em 1999.

Participou em numerosos filmes, incluindo “Os Amantes da Música” (no papel de Tchaikovsky), “A Louca de Chaillot”, “A Torre do Inferno”, além de ter interpretado o papel de Aramis em “Os Três Mosqueteiros” e suas sequelas.

Nascido George Richard Chamberlain em Beverly Hills, em 31 de março de 1934, o ator estudou inicialmente no Pomona College para ser pintor. Mas, depois de regressar do exército, onde tinha servido como oficial de infantaria na Guerra da Coreia, decidiu tentar a representação.

Mais recentemente, atuou em programas de televisão como “Will & Grace”, “The Drew Carey Show” e “Touched by an Angel”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.