Morreu o poeta Ferreira Gullar, Prémio Camões em 2010

Fernando Frazão / Agência Brasil

O poeta Ferreira Gullar

O poeta Ferreira Gullar

O poeta, crítico de arte, dramaturgo, biógrafo, escritor de memórias e tradutor brasileiro Ferreira Gullar, que recebeu o Prémio Camões em 2010, morreu este domingo no Rio de Janeiro, aos 86 anos, de pneumonia.

O motivo da morte foi confirmado ao diário brasileiro Folha de São Paulo, por Maria Amélia Mello, amiga e editora de algumas das obras do autor.

O mesmo jornal escreve que a morte foi confirmada também pela neta de Ferreira Gullar, que estava internado no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, há cerca de 20 dias devido a insuficiência respiratória.

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2014, Gullar nasceu a 10 de setembro de 1930, em São Luiz do Maranhão.

Influenciado por nomes como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, descobriu a poesia moderna aos 19 anos e acabou também por aderir ao método poético mais experimental e livre, rejeitando as antigas fórmulas.

“Ferreira Gullar é uma das expressões mais fortes da literatura brasileira. Em todas as dimensões em que atuou, fê-lo com maestria e densidade. Antes de ser imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, Ferreira Gullar já fora eternizado pela sua obra. Por isso, o poeta sempre será lembrado. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, disse o governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão, numa nota citada pela Sputnik News.

Gullar, considerado como um dos mais importantes autores brasileiros do século XX, deixa dois filhos, Luciana e Paulo, oito netos, e a companheira Cláudia, com quem vivia atualmente. O seu último livro foi “Autobiografia Poética e Outros Textos”, lançado este ano pela Editora Autêntica.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou esta segunda-feira a morte do poeta brasileiro, considerando-o “um dos grandes poetas de língua portuguesa” e referindo que era neto de um português.

“Manifesto o meu pesar pelo falecimento de um dos grandes poetas de língua portuguesa, o brasileiro José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar”, afirma Marcelo, numa nota divulgada na página da Presidência da República.

O Presidente da República considera que “o Prémio Camões, em 2010, reconheceu o lugar que já era seu na literatura em português”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …