Morreu o poeta Ferreira Gullar, Prémio Camões em 2010

Fernando Frazão / Agência Brasil

O poeta Ferreira Gullar

O poeta Ferreira Gullar

O poeta, crítico de arte, dramaturgo, biógrafo, escritor de memórias e tradutor brasileiro Ferreira Gullar, que recebeu o Prémio Camões em 2010, morreu este domingo no Rio de Janeiro, aos 86 anos, de pneumonia.

O motivo da morte foi confirmado ao diário brasileiro Folha de São Paulo, por Maria Amélia Mello, amiga e editora de algumas das obras do autor.

O mesmo jornal escreve que a morte foi confirmada também pela neta de Ferreira Gullar, que estava internado no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, há cerca de 20 dias devido a insuficiência respiratória.

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2014, Gullar nasceu a 10 de setembro de 1930, em São Luiz do Maranhão.

Influenciado por nomes como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, descobriu a poesia moderna aos 19 anos e acabou também por aderir ao método poético mais experimental e livre, rejeitando as antigas fórmulas.

“Ferreira Gullar é uma das expressões mais fortes da literatura brasileira. Em todas as dimensões em que atuou, fê-lo com maestria e densidade. Antes de ser imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, Ferreira Gullar já fora eternizado pela sua obra. Por isso, o poeta sempre será lembrado. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, disse o governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão, numa nota citada pela Sputnik News.

Gullar, considerado como um dos mais importantes autores brasileiros do século XX, deixa dois filhos, Luciana e Paulo, oito netos, e a companheira Cláudia, com quem vivia atualmente. O seu último livro foi “Autobiografia Poética e Outros Textos”, lançado este ano pela Editora Autêntica.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou esta segunda-feira a morte do poeta brasileiro, considerando-o “um dos grandes poetas de língua portuguesa” e referindo que era neto de um português.

“Manifesto o meu pesar pelo falecimento de um dos grandes poetas de língua portuguesa, o brasileiro José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar”, afirma Marcelo, numa nota divulgada na página da Presidência da República.

O Presidente da República considera que “o Prémio Camões, em 2010, reconheceu o lugar que já era seu na literatura em português”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …