Morreu o escritor Luís Miguel Rocha, autor de “O Último Papa”

Luís Miguel Rocha / Facebook

Luís Miguel Rocha (1976-2015)

O escritor Luís Miguel Rocha, 39 anos, autor da obra “O Último Papa”, morreu esta quinta-feira em Mazarefes, distrito de Viana do Castelo, vítima de doença prolongada.

De acordo com uma fonte próxima da família, o escritor encontrava-se doente há algum tempo, esteve internado no Hospital de Viana do Castelo e nos últimos dias estava em casa da família, em Mazarefes.

Nascido no Porto, em fevereiro de 1976, o autor português escreveu vários livros com sucesso internacional, como “O Último Papa” (2006, editora Saída de Emergência), que expõe uma teoria sobre a misteriosa morte de Albino Luciani, o Papa João Paulo I, envolvendo a maçonaria italiana, e “A Filha do Papa” (2013, Porto Editora), sobre segredos do Vaticano.

Fonte da Porto Editora contactada pela agência Lusa indicou que o corpo do escritor vai estar em câmara ardente a partir do final da manhã desta quinta-feira na Capela das Boas Novas, em Mazarefes, e o funeral realiza-se na sexta-feira, às 16h, para o cemitério local.

Luís Miguel Rocha começou a vida profissional como repórter de imagem, tradutor e guionista. Viveu dois anos em Londres, onde supervisionou guiões para produtores britânicos, mas voltou a Portugal e residia no Porto, dedicando-se exclusivamente à escrita.

Em 2005 publicou a primeira obra, “Um País Encantado” (Planeta Editora), seguindo-se “O Último Papa” (2006), “Bala Santa” (2007, Paralelo), “A Virgem” (2009, Mill Books), “A Mentira Sagrada” (2011, Porto Editora), a “A Filha do Papa” (2013) e “A Resignação” (2014).

As suas obras estão publicadas em mais de 30 países, desde o Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Polónia.

Bala Santa” (publicado em inglês com o título “The Holy Bullet”), sobre o atentado a Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, vendeu mais de meio milhão de exemplares em todo o mundo, segundo a editora, e deu-lhe entrada para o top de best-sellers do jornal New York Times em 2009.

Por abordar temas ligados com o Vaticano, a obra de Luís Miguel Rocha tornou-se polémica e foi por vezes criticado por explorar temas religiosos como fez o norte-americano Dan Brown, autor de “O Código Da Vinci”.

Em várias entrevistas, Luís Miguel Rocha sustentou que nunca escrevia sobre religião, mas sobre “temáticas políticas dentro de um Estado chamado Vaticano que por acaso é onde se administra a Igreja Católica”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …