/

Morreu Jean-Paul Belmondo, um dos grandes ícones do cinema francês

1

Georges Biard / Wikimedia

O ator francês Jean-Paul Belmondo

O ator francês, um dos mais consagrados do cinema, morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, em Paris, disse o seu advogado à agência France-Presse.

“Ele estava cansado há algum tempo. Morreu tranquilamente”, precisou o advogado de Jean-Paul Belmondo, em declarações à AFP.

O ator francês foi um dos símbolos da chamada “Nouvelle Vague”, tendo sido um dos grandes nomes do cinema europeu nas décadas de 60 e 70.

O ator, a quem chamavam ‘Bébel’, participou em cerca de 80 filmes e interpretou papéis inesquecíveis em filmes como “O Acossado”, de Jean-Luc Godard, no início da carreira, e “O Irresistível Aventureiro”, de Georges Lautner, na década de 80.

Jean-Paul Belmondo nasceu no dia 9 de abril de 1933, em Neuilly-sur-Seine, um subúrbio rico de Paris. A mãe era dançarina e o pai era um famoso escultor. Artistas e escritores conhecidos, como Albert Camus, eram presença habitual na sua casa, conta a alemã Deutsche Welle.

Em 2010, Belmondo foi homenageado pela Los Angeles Film Critics Association pela sua carreira profissional. Um ano depois, recebeu a Palma de Ouro honorária, em Cannes. Em 2016, o festival de Veneza também fez o seu tributo, entregando-lhe o prémio Leone d’oro, e em 2017 foi agraciado com um prémio César, em Paris. Em 2019, foi reconhecido com a Ordem Nacional da Legião de Honra, a maior ordem de mérito francesa.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Incontestável Actor de alto nível, um marco relevante do Cinema Francês, assim será lembrado por aqueles que tiveram o prazer de admirar alguns icónicos Filmes que interpretou !… R.I.P Bébel !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.