Morreu Jean-Paul Belmondo, um dos grandes ícones do cinema francês

Georges Biard / Wikimedia

O ator francês Jean-Paul Belmondo

O ator francês, um dos mais consagrados do cinema, morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, em Paris, disse o seu advogado à agência France-Presse.

“Ele estava cansado há algum tempo. Morreu tranquilamente”, precisou o advogado de Jean-Paul Belmondo, em declarações à AFP.

O ator francês foi um dos símbolos da chamada “Nouvelle Vague”, tendo sido um dos grandes nomes do cinema europeu nas décadas de 60 e 70.

O ator, a quem chamavam ‘Bébel’, participou em cerca de 80 filmes e interpretou papéis inesquecíveis em filmes como “O Acossado”, de Jean-Luc Godard, no início da carreira, e “O Irresistível Aventureiro”, de Georges Lautner, na década de 80.

Jean-Paul Belmondo nasceu no dia 9 de abril de 1933, em Neuilly-sur-Seine, um subúrbio rico de Paris. A mãe era dançarina e o pai era um famoso escultor. Artistas e escritores conhecidos, como Albert Camus, eram presença habitual na sua casa, conta a alemã Deutsche Welle.

Em 2010, Belmondo foi homenageado pela Los Angeles Film Critics Association pela sua carreira profissional. Um ano depois, recebeu a Palma de Ouro honorária, em Cannes. Em 2016, o festival de Veneza também fez o seu tributo, entregando-lhe o prémio Leone d’oro, e em 2017 foi agraciado com um prémio César, em Paris. Em 2019, foi reconhecido com a Ordem Nacional da Legião de Honra, a maior ordem de mérito francesa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Incontestável Actor de alto nível, um marco relevante do Cinema Francês, assim será lembrado por aqueles que tiveram o prazer de admirar alguns icónicos Filmes que interpretou !… R.I.P Bébel !

RESPONDER

Merkel. Adesão dos Estados dos Balcãs à União Europeia é de "interesse estratégico" mútuo

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu esta segunda-feira que é do interesse estratégico da União Europeia integrar os Estados dos Balcãs e que a Sérvia e outros países da região devem fazer mais reformas democráticas …

Costa diz que reforma das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”

O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje que, ultrapassada a fase de debate, a reforma da estrutura superior das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”, enaltecendo ainda o trabalho dos militares no combate à covid-19. “Ultrapassada …

Presidente de clube detido por posse de arma (mas há muito para investigar)

Prisão em flagrante delito do presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior. Há várias denúncias ao funcionamento das camadas jovens do clube. O clube é da cidade Juiz de Fora e agora o seu presidente terá, …

Alemanha indemniza homossexuais perseguidos ou condenados até 1969

As autoridades alemãs indemnizaram quase 250 pessoas que foram perseguidas ou investigadas pelas leis adotadas pelo regime nazi sobre homossexualidade e que se mantiveram em vigor após o final da II Guerra Mundial. O Departamento Federal …

PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem. De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop - Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual …

Chega pede arquivamento de processo do Ministério Público sobre alterações estatutárias

O partido Chega pediu o arquivamento do processo do Ministério Público relativo às alterações estatutárias introduzidas no congresso de Évora, em setembro de 2020, por considerar que o processo tem “ausência de fundamento legal”. “Requer-se o …

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …

Já é possível extrair lítio dos resíduos da produção de combustíveis fóssil

Investigadores norte-americanos descobriram uma forma de extrair lítio de forma sustentável, através das águas residuais da produção de combustíveis fósseis. Graças à sua utilização em dispositivos eletrónicos, o lítio é um elemento cada vez mais procurado, …

Ministro do Ambiente visita Moçambique com dois milhões e projetos de cooperação na carteira

O ministro do Ambiente e da Ação Climática português inicia quarta-feira uma visita a Moçambique, onde irá contactar com projetos apoiados por Portugal e anunciar investimentos ao nível da cooperação na ordem dos dois milhões …

Governo espanhol avança com "plano de choque" para reduzir tarifas de eletricidade

Ministros do Governo de Sanchéz (PSOE) afirmam que o conjunto de medidas apresentadas conseguirão reduzir a fatura da eletricidade para os consumidores em 12% e reiteram a promessa feita de que o ano de 2021 …