Morreu o homem que impediu os nazis de desenvolver a bomba atómica

Joachim Ronneberg, o norueguês que liderou a missão de sabotagem que impediu o desenvolvimento de armas nucleares pelos nazis durante a 2ª Guerra Mundial, morreu na segunda-feira, aos 99 anos.

Nascido em 1919, na cidade de Aalesund, Ronneberg fugiu da Noruega após a invasão nazi em 1940. O então jovem de 21 anos escapou na companhia de 8 amigos num barco para a Escócia, mas pretendia voltar para lutar.

A Alemanha, na altura, precisava de água deuterada, com uma partícula atómica extra no seu núcleo de hidrogénio, para a produção de uma bomba atómica. Na época, grandes quantidades de água pesada era apenas produzida na cidade norueguesa de Telemark.

Era o ano de 1943 quando Joachim Ronneberg juntou uma equipa de cinco comandos numa operação com o nome de código “Gunnerside”. “Éramos um grupo de amigos a trabalhar juntos”, contou o norueguês à BBC no 70ª aniversário da missão.

O grupo saltaram de pára-quedas para um planalto, atravessaram o país, desceram uma ravina e atravessaram um rio antes de usar a linha férrea para entrar e colocar explosivos na usina onde era produzida a água desejada pelos nazis. “Pensámos várias vezes que seria uma viagem sem volta”, admitiu.

Após a explosão, os homens escaparam para a Suécia, esquiando 320 quilómetros, enquanto eram perseguidos por 3 mil soldados alemães. Ronnerberg, com um sorriso, descreveu a experiência como “o melhor fim-se semana de esqui” que alguma vez teve.

A operação fez com que os nazis abandonassem os seus planos nucleares e foi mais tarde descrita como a missão de sabotagem melhor sucedida da 2ª Guerra Mundial.

Joachim Ronneberg casou em 1949 com Liv Foldal, uma professora de artesanato, com quem teve três filhos. Depois da guerra, ingressou na rede pública de radiodifusão da NRK na Noruega e tornou-se jornalista e diretor de programas, tendo-se reformado em 1988.

Inicialmente, o norueguês estava hesitante em falar sobre a sua experiência até à década de 70, quando começou a sensibilizar os jovens para os perigos da guerra. “Aqueles que estão a crescer hoje precisam de entender que devemos estar sempre prontos para lutar pela paz e pela liberdade”, rematou.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …