Morreu o fotógrafo de moda Peter Lindbergh

Tobias Kleinschmidt / EPA

O fotógrafo de moda alemão Peter Lindbergh, conhecido pelos seus retratos a preto e branco, morreu na terça-feira, aos 74 anos.

A morte de Lindbergh foi anunciada esta quarta-feira através da sua conta de Instagram.

“É com grande tristeza que anunciamos a morte de Peter Lindbergh no dia 3 de setembro de 2019, com 74 anos (…) Deixa um grande vazio“, pode ler-se na publicação.

Durante a sua carreira, muito marcada pelos seus retratos a preto e branco, Lindbergh trabalhou com vários estilistas, revistas de moda e algumas das principais estrelas da moda das últimas décadas, como Naomi Campbell ou Cindy Crawford.

A sua última produção foram os retratos a edição de Setembro da Vogue britânica, sob o mote “Rostos da Mudança”, sob direção de duquesa de Sussex Meghan Markle, que contou com fotografias de Jane Fonda, Jacinda Ardern, Greta Thunberg e Salma Hayek Pinault, entre outras personalidades, recorda o jornal Púbico.

Em entrevista ao Le Monde, em 2016, o fotógrafo explicou que o seu trabalho servia para defender as mulheres para defender as mulheres dos estereótipos de beleza: “Nós, os fotógrafos, estamos cá para libertar as mulheres da ditadura da perfeição e da juventude. A indústria [da moda] faz o seu trabalho, tem produtos para vender (…).

“A imagem que atualmente temos das mulheres é assustadora. Com o Photoshop fabricamos robôs, como se fosse uma vantagem fabricar 1,80 metros e 45 quilogramas”, disse, citado pelo mesmo diário.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.