Morreu o estilista francês Pierre Cardin

Terentiyeva / Wikimedia

O estilista francês Pierre Cardin

O estilista francês, pioneiro da democratização da alta costura que levou a moda a grandes lojas a preços acessíveis, nos anos 1950, morreu, esta terça-feira, aos 98 anos, em Paris, anunciou a família à agência France-Presse.

Filho de imigrantes italianos, Pierre Cardin tornou-se um homem de negócios mundialmente conhecido, lançando, no pós-Segunda Guerra Mundial, o conceito de prêt-a-porter de vestuário, acessível a várias bolsas.

Personalidade marcante do mundo da moda, naturalizado em França, morreu no hospital americano de Neuilly, na região de Paris.

Nascido em San Biagio de Callalta, em Veneza, a 2 de julho de 1922, os pais de Cardin emigraram, para fugir ao fascismo, para França quando tinha apenas dois anos, onde cresceu, vindo a tornar-se um costureiro de estilo futurista e uma figura histórica da moda francesa.

Deu os primeiros passos no mundo da costura em 1945, em marcas como Pasquin e Schiaparell, antes de se tornar o primeiro costureiro da Christian Dior e criar depois a sua própria casa de costura em 1950, lançando, nove anos mais tarde, uma linha de prêt-à-porter para os armazéns franceses Printemps, que causou escândalo na época.

Alheio às críticas, Pierre Cardin apostou no conceito, que se vulgarizou nos anos 1960, e o seu estilo absorveu várias influências, desde os materiais inovadores, cores e formas geométricas, vestidos inspirados na arte pop, justos ao corpo, casacos em trapézio, e fatos de homem com colarinho idêntico ao da roupa do líder chinês Mao Zedong.

Organizou desfiles de moda na China, no Japão, nos Estados Unidos e na América Latina, foi mecenas do teatro, dança e da música, criando festivais de arte no seu Espaço Cardin, em Paris, e também se dedicou ao design de móveis, hotelaria e restauração.

Embaixador honorário da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), continuou a apresentar novas coleções de moda até aos 94 anos, justificando que sentia necessidade de se “exprimir”.

Foi distinguido, ao longo da carreira, com três “Dedal de Ouro”, um galardão atribuído no seio da moda francesa até ao início dos anos 1990, e, em 2019, o Museu Brooklyn de Nova Iorque, consagrou-lhe a primeira grande retrospetiva da obra.

A sua vida também gerou controvérsia, nomeadamente com o projeto considerado faraónico para o Palácio da Luz, em Veneza, que nunca chegou a ser concretizado.

Viveu uma história de amor de quatro anos com a atriz Jeanne Moreau, e teve como companheiro o seu assistente André Oliver.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …