Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte.

Um norte-americano de 54 anos, do estado de Massachusetts, faleceu depois de consumiu alcaçuz preto durante vários dias e em altas quantidades. O caso foi publicado na New England Journal of Medicine (NEJM), num artigo que avança que a causa da morte foi uma intoxicação por ácido glicirrízico.

O norte-americano não apresentou nenhum sintoma antes de sofrer uma paragem cardíaca. De acordo com a CNN, o investigador Elazer R. Edelman revelou que o homem tinha uma dieta pobre, mas rica em doces.

O ácido glicirrízico é um ingrediente ativo do alcaçuz preto e pode causar “hipertensão, hipocaliemia, alcalose metabólica, arritmias fatais e insuficiência renal”. A hipocaliemia severa ocorre quando os níveis de potássio no sangue se tornam perigosamente baixos.

Segundo a Food and Drug Administration (FDA), pessoas com idade superior a 40 anos devem estar especialmente vigilantes quanto ao consumo de alcaçuz preto: até 60 gramas por dia, durante um período de duas semanas, pode causar ritmo cardíaco irregular e exigir hospitalização.

No entanto, existem alternativas seguras. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), muitos produtos de alcaçuz disponíveis nos Estados Unidos não contêm alcaçuz, mas óleo de erva-doce, que é comparável em sabor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.