Montepio “não pediu coisa nenhuma” ao fisco, garante Tomás Correia

Mário Cruz / Lusa

Tomás Correia garante que a Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) “não pediu coisa nenhuma” à Autoridade Tributária. O crédito fiscal permitiu transformar prejuízo em lucro e o presidente da associação não põe de lado pedir novamente a isenção de IRC.

António Tomás Correia afirma que a Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) “não pediu coisa nenhuma, nem tem de pedir”, reagindo assim à polémica em torno do facto de, deixando de estar isenta de pagamento de IRC, a AMMG ter beneficiado do regime dos ativos por impostos diferidos.

Esta foi uma medida pensada para a banca, que permite adiar o pagamento de impostos de ativos em desvalorização, incluindo o crédito malparado.

O presidente da instituição garante que apenas esclareceu as dúvidas que tinha em relação ao regime fiscal. “Pedimos à Autoridade Tributária que nos esclarecesse sobre a situação fiscal da AMMG e a AT respondeu “dizendo que não preenchemos as condições de isenção. E não preenchendo as condições, temos de pagar impostos“, esclarece.

Tomás Correia recusou ter existido intervenção do Govrno neste processo, que tem também retirado quaisquer responsabilidades do tema. “Não negociei com nenhum ministro, não negociei com o Governo“, disse, citado pelo Negócios. “Foi pedida uma informação vinculativa ao Fisco, para validar a interpretação da mutualista.”

Segundo a TSF, o fim da isenção tem a ver com o facto de os estatutos da Associação preverem a atribuição de um bónus de gestão à administração, embora isso não seja praticado.

Tomás Correia não rejeita o facto de que a instituição possa, no entanto, voltar a pedir a isenção, no caso de retirar esses bónus dos estatutos.

“Se amanhã a Associação Mutualista revir a política, se a legislação se mantiver, se os órgãos sociais entenderem colocar a questão à AT com o argumento de que passam a satisfazer os requisitos, pode ser que sim ou que não, não sei”, responde.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …