Moléculas anti-cancerígenas encontradas em esponjas do mar

Cientistas de Harvard encontraram uma complexa classe de moléculas promissoras no combate ao cancro em poríferos, também conhecidos como esponjas do mar.

Halicondrinas são uma classe de moléculas que tem um grande potencial no combate ao cancro e já foram testadas em tratamentos a ratos. Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, encontraram agora a sua presença em esponjas do mar.

Depois de arranjarem uma nova forma de sintetizar as moléculas, já têm uma quantidade suficiente para analisar a sua atividade biológica, as suas propriedades farmacológicas e a sua eficácia.

Estão a ser feitos avançados significativos com esta classe de moléculas no Japão e deverão ser iniciados ensaios clínicos nos Estados Unidos dentro dos próximos tempos, segundo explica o Tech Explorist. “Passamos décadas em investigação básica e fizemos um progresso tremendo”, reconheceu Yoshito Kishi, cientista responsável pelo estudo.

Takashi Owa, outros dos cientistas responsáveis pelo estudo, diz que “quando o produto natural foi identificado pela primeira vez há 33 anos por investigadores japoneses, despertou interesse imediato”. Já naquela altura, os cientistas perceberam o potencial das halicondrinas.

“Devido à estrutura única do produto natural, muitas pessoas estavam interessadas no modo de ação, e os investigadores queriam fazer um estudo clínico, mas a falta de fornecimento de medicamentos impedia que fizessem isso. Portanto, 30 anos passaram, infelizmente, mas o Prof. Kishi é um pioneiro neste campo“, rematou Owa.

Num avanço sem precedentes, os cientistas conseguiram sintetizar totalmente a molécula, permitindo que se avance para testes clínicos, como já era ambicionado há vários anos.

O estudo publicado este mês na revista Scientific Reports mostra o comportamento da molécula e como ela consegue reduzir os fibroblastos, que podem estar envolvidos na transformação de um cancro para a malignidade.

“A experiência de Kishi proporcionou-nos uma oportunidade única e empolgante de testar a molécula nos nossos sistemas. Nunca antes presenciei este tipo de colaboração tão eficiente, rápida e bem sucedida. Com apenas uma colaboração de três anos, passamos de uma fase de descoberta ao desenvolvimento clínico de uma molécula tão complexa com um mecanismo e um modo de ação muito únicos”, confessou Owa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …