Moléculas anti-cancerígenas encontradas em esponjas do mar

Cientistas de Harvard encontraram uma complexa classe de moléculas promissoras no combate ao cancro em poríferos, também conhecidos como esponjas do mar.

Halicondrinas são uma classe de moléculas que tem um grande potencial no combate ao cancro e já foram testadas em tratamentos a ratos. Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, encontraram agora a sua presença em esponjas do mar.

Depois de arranjarem uma nova forma de sintetizar as moléculas, já têm uma quantidade suficiente para analisar a sua atividade biológica, as suas propriedades farmacológicas e a sua eficácia.

Estão a ser feitos avançados significativos com esta classe de moléculas no Japão e deverão ser iniciados ensaios clínicos nos Estados Unidos dentro dos próximos tempos, segundo explica o Tech Explorist. “Passamos décadas em investigação básica e fizemos um progresso tremendo”, reconheceu Yoshito Kishi, cientista responsável pelo estudo.

Takashi Owa, outros dos cientistas responsáveis pelo estudo, diz que “quando o produto natural foi identificado pela primeira vez há 33 anos por investigadores japoneses, despertou interesse imediato”. Já naquela altura, os cientistas perceberam o potencial das halicondrinas.

“Devido à estrutura única do produto natural, muitas pessoas estavam interessadas no modo de ação, e os investigadores queriam fazer um estudo clínico, mas a falta de fornecimento de medicamentos impedia que fizessem isso. Portanto, 30 anos passaram, infelizmente, mas o Prof. Kishi é um pioneiro neste campo“, rematou Owa.

Num avanço sem precedentes, os cientistas conseguiram sintetizar totalmente a molécula, permitindo que se avance para testes clínicos, como já era ambicionado há vários anos.

O estudo publicado este mês na revista Scientific Reports mostra o comportamento da molécula e como ela consegue reduzir os fibroblastos, que podem estar envolvidos na transformação de um cancro para a malignidade.

“A experiência de Kishi proporcionou-nos uma oportunidade única e empolgante de testar a molécula nos nossos sistemas. Nunca antes presenciei este tipo de colaboração tão eficiente, rápida e bem sucedida. Com apenas uma colaboração de três anos, passamos de uma fase de descoberta ao desenvolvimento clínico de uma molécula tão complexa com um mecanismo e um modo de ação muito únicos”, confessou Owa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lavada em lágrimas, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa pelo abate de milhões de martas

Em lágrimas, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu desculpas nesta quinta-feira pela gestão da crise com as martas no país, depois de uma mutação do novo coronavírus encontrada em quintas de criação ter motivado o …

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …