Moedas antigas podem resolver o mistério do “Rei dos Piratas”

(CC0/PD) Wikimedia

Henry Every é talvez o pirata mais bem-sucedido de sempre.

A descoberta de um punhado de moedas antigas em Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, pode ser a pista necessária para desvendar o paradeiro do pirata mais bem-sucedido de sempre.

Em causa está Henry Every, que fez o maior roubo pirata de todos os tempos, quando saqueou o navio Ganj-i-sawai, há mais de 300 anos. Este era um navio real de propriedade pessoal de um dos homens mais poderosos do mundo na época: o imperador mogol indiano Aurangzeb.

O império Mogol estimou o seu valor em cerca de 300 mil libras, enquanto os sinistros de seguro foram avaliados em 600 mil libras (o equivalente a cerca de 340 milhões de euros nos dias de hoje).

Segundo o historiador Jan Rogoziński, citado pelo The Jerusalem Post, “em apenas duas ou três vezes na história os criminosos conseguiram saques mais valiosos”.

Uma lenda sugere que após o saque do navio, o capitão pediu que uma grande parte da sua própria tripulação desembarcasse na costa de Madagáscar, para procurar por água e comida. Sem esperar pelo regresso dos marinheiros, levantou a âncora e escapou com toda a riqueza pilhada. A sua reputação era tal que muitos mais tarde o chamariam de “o rei dos piratas”.

Agora, o historiador amador Jim Bailey acredita ter encontrado a maior pista em séculos para solucionar esta caça ao homem com mais de 300 anos. Após o roubo ao Ganj-i-sawai, o império Mogol cortou todos os laços diplomáticos com Inglaterra e lançou uma caça ao homem para capturar o pirata.

Nunca ninguém encontrou Henry Every, que conseguiu manter-se escondido durante toda a sua vida. Reza a lenda que Every dividiu o saque com a sua tripulação nas Bahamas e, em 1696, seguiu para as ilhas britânicas. Foi aqui que se perdeu o rasto do infame pirata.

As moedas encontradas em Nova Inglaterra remetem ao século XVII, na Arábia, e sugerem que o “Rei dos Piratas” pode ter ido para as colónias americanas para se esconder com o seu espólio. Isto porque, na altura, os colonos americanos raramente viajavam para o Médio Oriente, fazendo com que fosse pouco provável que viesse de um habitante local.

Bailey sugere que Every se escondeu, essencialmente, à vista de todos, navegando para o movimentado centro comercial de Newport, em Rhode Island, para se fazer passar por um traficante de escravos. Esta hipótese é corroborada por registos, diz ainda o historiador, de um navio chamado Seaflower usado por alguns dos marinheiros de Every, a chegarem com a escravos a Newport.

O historiador encontrou o título de uma terra para um pirata dado por um xerife em Rhode Island e ainda a chegada do Seaflower apenas três semanas depois de Every ter deixado as Bahamas e antes de chegar à Irlanda um navio com o mesmo nome.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …