“Saúde mental não é moda”. Modelo da Gucci protesta durante desfile

ayeshatanjones / Instagram

Ayesha Tan Jones, a modelo da Gucci que protestou contra a marca em pleno desfile

Uma modelo da Gucci fez um protesto pacífico durante um desfile da marca, tendo escrito nas mãos que “a saúde mental não é moda”.

Podia ser mais um desfile como outro qualquer, na Semana da Moda de Milão, em Itália, mas, graças à modelo Ayesha Tan Jones, tornou-se num “protesto pacífico” contra a Gucci.

Esta era a marca para a qual a jovem estava a desfilar, quando levantou as mãos no ar, no último domingo, para transmitir uma mensagem: “A saúde mental não é moda”. Em causa estava as peças da coleção primavera/verão da marca italiana, que se assemelham a camisas de forças.

Depois do desfile, a modelo fez uma publicação no Instagram, na qual agradeceu o apoio dado não só pelo público mas também por outros colegas de profissão.

“Quero usar esta oportunidade para lembrar que este ato de bravura é apenas um pequeno gesto, quando comparado com a bravura que todas as pessoas com problemas de saúde mental demonstram todos os dias”, escreveu Jones.

“Os modelos da Gucci que estavam no desfile sentiram o mesmo que eu em relação à representação de camisas de força e, sem o apoio deles, não teria tido a coragem de protestar pacificamente. Alguns optaram por doar uma parte daquilo que receberam, e eu vou doar 100%, para instituições de caridade de saúde mental, que estão a fazer um trabalho incrível hoje em dia”.

Numa conferência de imprensa depois do desfile, Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, explicou que pensou em “humanidade e uniformes” quando idealizou a coleção. “Um uniforme é algo que te bloqueia e restringe — que te torna anónimo. Que te faz seguir uma direção”, referiu. A camisa-de-forças, explicou, é o principal “tipo de uniforme”, cita o Diário de Notícias.

Segundo um porta-voz da marca, as peças eram uma “tomada de posição” e não serão comercializadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …