Os cientistas acreditam que a bizarra gosma azul será uma espécie de coral mole, uma esponja ou um tunicado, mas até agora só há certezas de que não é uma rocha.
Um misterioso organismo semelhante a uma gosma azul descoberta por um grupo de cientistas que pilotava um veículo operado remotamente (ROV) no Mar das Caraíbas. Por enquanto, a criatura continua sem ser identificada, mas suspeita-se que seja uma espécie de coral mole, esponja ou tunicado.
“Já ouviu falar sobre o último mistério Okeanos? Visto várias vezes ao largo de St. Croix, este animal em forma de gosma azul surpreendeu os cientistas, que pensaram que poderia ser um coral mole, esponja ou tunicado (mas definitivamente não uma rocha!), escreve a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) no Twitter.
A bizarra gosma azul bizarra foi vista pela primeira vez durante o mergulho 08 da terceira expedição Voyage to the Ridge 2022, nas águas a sudoeste de St. Croix, no Mar das Caraíbas.
Já foram vistos vários exemplares da misteriosa criatura. “Ok, já vimos vários deles, e acho que o mistério continuará até que uma amostra possa ser recolhida. Ainda não temos certeza e todos nós realmente gostamos de um bom mistério”, afirma um dos operadores de ROV num vídeo divulgado pela NOAA.
Os prováveis culpados pela eventual identificação da gosma azul são corais moles, esponjas ou tunicados. Corais moles, como pólipos Smurf e Sansibia flava, certamente indicariam que esse grupo de animais não tem medo de vestir um pouco de azul, relata o IFLScience.
Have you heard about the latest #Okeanos mystery? Seen multiple times during off St. Croix, this “blue #goo” animal stumped scientists, who thought it might be soft coral, sponge, or tunicate (but def not a rock!).
More from Voyage to the Ridge 2022: https://t.co/feZj9IgCG3 pic.twitter.com/OM5hMaOr2m
— NOAA Ocean Exploration (@oceanexplorer) September 7, 2022
É provável que a criatura seja um coral mole, já que espécies como os pólipos de Smurf mostram que é possível que este grupo de animais seja azul. No grupo das esponjas do oceano, a variedade Haliclona caerulea também é azul e é comum nas Caraíbas e os tunicados como as salpas também podem ter esta cor.
Até agora, só há uma coisa não é de certeza: a criatura não é uma rocha. Resta-nos esperar até uma amostra ser recolhida para que o mistério seja resolvido.