/

Arqueólogos decifram mistério de antigos ovos de avestruz decorados

British Museum

Uma equipa de arqueólogos resolveu o mistério de antigo ovos de avestruz decorados e adornados. Os especialistas descobriram onde eles eram feitos e como eram comercializados.

Ovos de avestruz pintados, gravados e adornados com marfim e metais preciosos foram comercializados como bens de luxo em todo o Mediterrâneo durante a Idade do Bronze e do Ferro. Muito provavelmente, os ovos decorados devem ter sido importados do Médio Oriente ou do norte de África, onde as avestruzes eram indígenas nestes períodos da história.

No entanto, a incerteza da origem destes ovos prevalecia. Até que agora, um novo estudo de investigadores da Universidade de Bristol revela segredos sobre a origem destes misteriosos ovos de avestruz, escreve o Sci-News.

A equipa de investigadores usou uma tecnologia avançada de microscópicos de última geração para aferir a composição química dos ovos para identificar a sua origem e estudar a forma como eles eram feitos.

“Todo o sistema de produção de ovos de avestruz decorados era muito mais complicado do que imaginávamos”, salienta o líder da investigação, Tamar Hodos. “Encontramos evidências que sugerem que o mundo antigo estava muito mais interconectado do que se pensava anteriormente”.

Os arqueólogos descobriram que ovos de diferentes zonas estavam interligados por rotas comerciais mais extensas do que aquilo que se pensava. Além disso, acreditam que os ovos eram retirados de ninhos selvagens, contrariando a ideia de que as aves eram mantidas em cativeiro.

Os resultados da investigação foram publicados este mês na revista científica Antiquity.

“Também descobrimos que os ovos precisam de tempo para secar antes que a casca possa ser esculpida e, portanto, exigem armazenamento seguro”, explicou Hodos. “Isto tem implicações económicas, uma vez que o armazenamento exige um investimento a longo prazo e isso, aliado ao risco envolvido, aumentaria o valor de luxo de um ovo”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.