Lloyd Austin: o mistério que a Casa Branca não explica

Secretário de Defesa foi internado ainda antes do Natal mas o Governo dos EUA nunca comentou o assunto até esta terça-feira.

Lloyd Austin é secretário de Defesa dos Estados Unidos da América e está a lutar contra um cancro na próstata.

Foi internado ainda antes do Natal, no dia 22 de Dezembro, para receber tratamento.

Mas não é a sua hospitalização que origina notícias: é o facto de a notícia só ter sido revelada nesta terça-feira, cerca de 20 dias depois.

A Casa Branca nunca divulgou qualquer informação sobre o assunto. Nem se sabia que o alto funcionário do Governo estava hospitalizado.

Só agora é que o Pentágono anunciou que Lloyd Austin sofre de um cancro na próstata e foi submetido a uma cirurgia no dia 22 de Dezembro.

Mas não correu bem. O estado de saúde do secretário da Defesa agravou-se após a cirurgia; ficou internado nos cuidados intensivos.

Este secretismo, este “mistério”, originou críticas e dúvidas sobre a credibilidade do Governo liderado por Joe Biden, reforça o canal Euronews.

O diagnóstico de Austin já surgiu no início de dezembro. Mas a Casa Branca assegura que não sabia. Nem o presidente Biden sabia.

O porta-voz John Kirby garante que olo Pentágono tem sido “bastante honesto”, acrescentando: “Todos reconhecemos o desafio que enfrentou em gerir a informação quanto à sua transparência perante o povo americano”,

Mas admitiu: “A informação não passou da maneira como devia em muitos níveis”.

Fontes próximas da Casa Branca explicam que não há uma política clara sobre ausências prolongadas de altos funcionários nesta administração Biden – mas claro que a Casa Branca deveria saber do estado de saúde do seu secretário da Defesa.

desconforto à volta da Cada Branca e já houve uma revisão urgente do protocolo, para evitar falhas deste género.

E levanta-se outra questão: como estará a saúde do próprio presidente dos EUA, Joe Biden, que tem 81 anos.

Dúvidas sobre comunicação e transparência – em ano de eleições presidenciais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.