Mini-helicóptero da NASA vai explorar Marte em 2020

Goddard Space Center / NASA

A NASA anunciou que planeia enviar o primeiro helicóptero para Marte em 2020. Aproximadamente do tamanho de um drone, o aparelho tem como missão aprofundar o conhecimento daquele planeta.

O aparelho pesa menos de 1,8 quilos e foi batizado de “O Helicóptero de Marte”, estando previsto que a sua missão seja realizada em conjunto com um robô sobre rodas. O objetivo é estudar a habitabilidade do planeta vermelho, procurar sinais de vida antiga e avaliar os recursos naturais, bem como os riscos para futuros exploradores humanos.

O lançamento está previsto para julho de 2020 e a sua chegada para fevereiro de 2021. “A NASA tem orgulho na sua História, como pioneira”, salientou o patrão da agência espacial norte-americana, Jim Bridenstine. “A ideia de um helicóptero a voar no céu de um outro planeta é entusiasmante”, adiantou.

O programa teve início em outubro de 2013, como um projeto de desenvolvimento de um dos laboratórios da NASA, o Jet Propulsion Laboratory. O helicóptero vai estar equipado com “painéis solares para recarregar as suas baterias de lítio e com um dispositivo de aquecimento para o preservar das noites frias marcianas”, explicou Mimi Aung, chefe do projeto.

Para a NASA, este desafio corresponde a “uma proeza de grandes riscos e de grandes repercussões”. Em caso de sucesso, pode inspirar futuras explorações em Marte, uma vez que deverá sobrevoar locais inacessíveis a outros veículos.

“A capacidade de ver claramente o que está por detrás da próxima colina é crucial para os futuros exploradores”, destacou um dos responsáveis da agência espacial, Thomas Zurbuchen.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei para que se dão a tanto trabalho e gastam tanto dinheiro que seria melhor empregue para melhorar este onde vivem. esperavam só uns aninhos que com o uso que estão a dar a este (Terra) não tarda está igual a marte e faziam cá esses testes.

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …